Amor e Sexo

Os benefícios e as desvantagens de fazer sexo com o amigo!

14 Julho, 2020

Há quem acredite que o sexo fortalece a amizade, mas também há quem defenda que não. Envolver-se sexualmente com um amigo tem perigos, mas também pode dar muito prazer.

Amor e sexo nem sempre andam de mãos dadas. Há quem prefira não assumir compromissos e ter sexo com hora marcada. Mas será que os encontros à porta fechada podem levar à amizade? Ou dois amigos podem passar a barreira da amizade e fortalecê-la? Segundo um estudo, ter relações sexuais com
amigos é o ideal para manter e fortalecer uma relação de amizade.

Há quem torça o nariz ou franza a sobrancelha, mas Heidi Reeder, professora da Boise State University, nos EUA, elaborou um estudo que comprova que a relação de amizade sai a ganhar. Mas vamos por partes. Até porque a própria responsável ficou surpreendida com os resultados, uma vez que deitam por terra a ideia de que o sexo fora de um envolvimento romântico leva ao prejuízo emocional e da amizade.

No total foram inquiridas 300 pessoas, de ambos os sexos, e 20 por cento garantiram já ter tido relações sexuais com um amigo. O curioso é que cerca de 76 por cento confessaram que isso melhorou a relação de amizade que tinham com a pessoa envolvida. Mas os resultados não se ficam por aqui. Uma boa parte dos inquiridos contou que iniciou uma relação depois do ato sexual e metade deste grupo assumiu ainda manter o namoro.

Muitas pessoas não arriscam

A sexóloga Vânia Beliz não afina pelo mesmo diapasão e explica que é preciso separar as águas. «Às vezes, existem relacionamentos de amizade que se transformam em relacionamentos amorosos. A convivência e os interesses em comum podem aproximar as pessoas e descobrirem que, afinal, poderá existir mais alguma coisa do que a amizade», começa por explicar.

E dá um exemplo. «Outras situações são os casos de amigos que se envolvem sexualmente por prazer sem que isso, supostamente, envolva um compromisso. Mas a questão é: até que ponto se consegue, numa relação de amizade, que exista sexo sem que isso influencie a amizade?», questiona. E dá a resposta. «Muitas vezes, o envolvimento de amigos na intimidade ou em experiências íntimas pode ser um risco se as pessoas não conseguirem separar as situações», defende a especialista. Por isso, «muitas pessoas não arriscam». Aos amigos que mantêm relações, Vânia dá outro nome, que é vulgarmente chamado de «amigos coloridos». «Essas amizades são frequentes, mas,« normalmente, esses não fazem parte do forte círculo de amigos», completa.

Para a sexóloga, a «comunicação e a sinceridade são ingredientes muito importantes para quem se vai envolver com alguém que lhe é próximo”. Por isso, Vânia é cautelosa quando lhe perguntamos diretamente se o sexo pode fortalecer a amizade de duas pessoas. “Depende… Se daí resultar algo mais, sim. Normalmente, vejo mais situações de afastamento», sublinha.

Leia ainda: Sexo durante a noite toda? Cinco truques para prolongar o prazer!

Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: Pixabay

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 1