Amor e Sexo

Tem enxaquecas ou dores menstruais? Atenção: a culpa pode ser da falta de sexo!

1 Junho, 2019

Sexo

Ter relações sexuais é uma necessidade natural dos seres humanos e que precisa de ser satisfeita para levarmos uma vida mais feliz e preenchida.

Se está a passar por um período ‘de seca’, cuidado. É que a falta de sexo pode levar a vários sentimentos negativos, como o stress e a depressão.

Conheça algumas das mudanças no nosso corpo por falta de atividade sexual:

Stress e compulsividade

Períodos longos de abstinência sexual podem aumentar os níveis de stress e reações nervosas, como roer as unhas, morder os lábios, etc.

Insegurança e depressão

O sexo ajuda-nos a melhorar a nossa autoestima. A sua falta faz reaparecer os sentimentos de insegurança, ansiedade e em alguns casos mais graves, a depressão. Isto porque o sexo incentiva a produção de endorfinas e oxitocina, as hormonas que ajudam a relaxar e que provocam sensação de bem-estar e euforia.

Redução da libido

Nem todas as pessoas reagem de maneira igual e, portanto, há consequências da falta de sexo que não se aplicam a todos. Contudo, a abstinência sexual reduz a produção das hormonas que levam ao desejo sexual. Como consequência, quando deixa de haver prática sexual, a vontade também baixa.

Saúde cardiovascular afetada

Quem não pratica sexo por longos períodos de tempo, tem picos mais elevados de pressão arterial como consequência aos momentos de maior stress.

Disfunção erétil

Assim como quem pratica exercício físico vai estar a contribuir para manter uma boa resistência física, também os que mantém relações sexuais regulares conservam melhor a potência sexual. Ou seja, a falta de sexo potencia a disfunção erétil.

Dores menstruais

O estrogénio é a hormona que nos ajuda a reduzir as dores menstruais e é libertado através da prática sexual regular. Ou seja, quando não faz sexo, a hormona não é estimulada, logo, sentirá mais dores na altura da menstruação.

Músculos da vagina

Para já, a vagina não encolhe, independentemente se faz sexo ou não. O que pode acontecer é que os músculos não respondam tão bem à excitação e penetração, quando não são exercitados, tendo maior dificuldade em relaxar durante as relações sexuais.

Pouco sono

Já ouviu dizer que após o sexo, há uma maior tendência para adormecermos? Isso deve-se a uma hormona, oxitocina, que é libertada durante o ato sexual, e que contribui para uma noite de sono tranquila. Se tem tido dificuldade em adormecer, tem aqui uma ideia para o problema!

Cabelo e pele com menos brilho

As hormonas libertadas durante o sexo ajudam na produção de colagénio, essencial para manter o brilho e elasticidade da pele.

Enxaquecas

O sexo reduz a pressão sobre os vasos sanguíneos cerebrais. Fazer sexo liberta oxitocina e endorfina, hormonas que ajudam no combate às dores.

Texto: Raquel Tavares

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 1