Lifestyle

Frio? Mantenha a casa quentinha sem gastar mais e a poupar energia

5 Fevereiro, 2023

poupar frio

Com o preço da eletricidade tão elevado e o frio instalado, há que fazer contas à vida. A Maria deixa--lhe vários truques para conseguir poupar.

Poupar em tempos de crise. Com a crise e a subida do preço da eletricidade e do gás, há muitas famílias que têm de escolher entre aquecer a casa e pagar um valor mais elevado na fatura ou andar com mais algumas peças de roupa para fazer frente ao frio. Mas saiba que não precisa de tomar medidas drásticas. Há truques para manter o lar aquecido, conseguindo ainda poupar dinheiro e energia.

Como usar os aquecedores e poupar

Por norma, os aquecedores e os caloríferos são os grandes responsáveis pelo aumento da conta da eletricidade e do gás, mas se souber tirar partido deles vai conseguir manter a casa aquecida. Tome nota de alguns truques de que pode tirar partido:
◆ Normalmente, temos a ideia de que devemos ligar os aquecedores só nas divisões que estamos a usar, deixando desligados, por exemplo, no quarto de hóspedes ou mesmo no escritório, mas esse pensamento está errado, porque as grandes diferenças de calor vão fazer com que os aquecedores que estão ligados consumam mais energia, uma vez que têm de compensar as partes mais frias do lar. Ligue os aquecedores mesmo nas divisões que não está a usar, mantendo uma temperatura que ronde entre os 12 e os 15 graus. Desta forma, acabará por poupar mais energia, mantendo a casa confortável.
◆ Não seque roupa em cima dos radiadores, pois além de bloquear a difusão do calor, as roupas libertam humidade, o que faz com que a casa fique mais fria.
◆ Não coloque móveis à frente dos radiadores, uma vez que a madeira absorve o calor, não deixando que o ar quente se espalhe pela casa.
◆ Se tiver ventoinha de teto, use-a no modo inverno, a baixa velocidade, juntamente com o sistema de aquecimento, pois desta forma ela acaba por ajudar a subir o ar frio e empurrar o ar quente para baixo, deixando a casa mais quentinha.

Em cada divisão sua temperatura

Como já referimos, nem todas as divisões têm de estar à mesma temperatura, mas é importante manter o aquecimento uniforme pela casa. Assim, nas divisões mais utilizadas, como é o caso da cozinha e da sala de estar, mantenha a temperatura entre os 19 e os 20 graus. Nos quartos deve estar entre os 16 e os 18 graus. Lembre-se que se os quartos estiverem muito aquecidos, podem prejudicar o sono, evitando que adormeça com facilidade. E nas divisões menos utilizadas, entre os 12 e os 15 graus.

Tome nota: Um grau a mais no aquecedor pode significar um aumento de sete por cento na fatura da eletricidade e/ou gás. Por isso, mais vale manter uma temperatura uniforme, sem excessos.

Tire partido dos dias de sol

Viver num país como o nosso, que tem sol a maior parte do ano, é um privilégio. Aproveite os dias solarengos para deixar o calor entrar. No entanto, também deve ter em conta que é através das janelas que o calor da casa muitas vezes sai. Ora, o melhor é verificar se elas estão bem isoladas, de forma a garantir que o frio não entra, nem o calor da habitação escapa. Durante o dia, abra os estores para entrar a luz natural e quando começar a anoitecer feche-os. Tome nota: Use um cartão ou mesmo uma tábua de madeira para colocar entre o estore e a janela. Desta forma, evita que o calor saia.

Texto: Carla Vidal Dias

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0