Lifestyle

Humidade em casa? Conheça os perigos para a saúde

13 Fevereiro, 2023

Humidade shutterstock

Viver numa casa com problemas de humidade é uma ameaça para a saúde de todos os membros da família.

Como, no inverno, a humidade é um problema comum nas casas portuguesas, as suas causas podem ser várias: construção deficiente ao nível da impermeabilização, localização numa zona húmida, ou o envelhecimento dos materiais. Uma situação grave que afeta todos os habitantes da casa, podendo mesmo provocar problemas respiratórios, devido ao aparecimento de bolores, cujos esporos são os maiores causadores de doenças respiratórias alérgicas.

Qualidade do ar

O excesso de humidade ambiental aumenta bastante a probabilidade de se contrair doenças respiratórias, como a asma, a sinusite, infeções pulmonares e bronquite. Outros problemas de saúde, como mal-estar físico, calafrios, cansaço extremo, pés frios e dores de cabeça, também podem ser causados devido aos ácaros e à humidade de casa.

Ossos, músculos e articulações

Se sofre de doenças reumáticas, o frio e a humidade são os seus piores inimigos, pois provocam um aumento considerável das dores.

Bolor

É um organismo microscópico, que se reproduz através da difusão de esporos no ar. Estes podem provocar asma. Estudos científicos detetaram evidências suficientes que relacionam a exposição continuada a bolores em ambientes interiores com problemas respiratórios como tosse e asma.

Humidade é ideal para ácaros, fungos e bactérias

A humidade nas paredes de casa constitui-se como o habitat ideal para ácaros, fungos e bactérias, que podem provocar doenças e alergias. No caso de bebés e idosos, estes problemas podem assumir contornos mais graves. Os ácaros são considerados uma causa comum de asma nos bebés.

Texto: Mário Rui Santos

Leia ainda:

Livre-se do bolor nas paredes com esta mezinha (barata) e caseira

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0