Lifestyle

Os benefícios do yoga

18 Dezembro, 2019

O yoga é uma prática milenar que nasceu na Índia e, atualmente, pode ser encontrada em praticamente todo o mundo.

A história do yoga proporciona uma viagem no tempo. Talvez mais relevantes que a sua própria história sejam os resultados que apresenta para os seus praticantes. Encontrará nos próximos parágrafos algumas considerações sobre os benefícios do yoga, os diferentes tipos que existem e outras curiosidades.

Nas últimas décadas, principalmente depois da Revolução Industrial, vários países assumiram uma postura mais voltada para o trabalho. Atividades laborais em excesso levaram as pessoas a um estilo de vida nunca antes visto. O resultado? Ansiedade, depressão, ataques de pânico, stress e muito mais. Atualmente, perante este cenário, muitas pessoas estão a tentar desacelerar.

Perante várias opções, a prática do yoga apresenta-se como uma opção relevante a ser considerada num mundo cada vez mais caótico e com futuro incerto. Por isso, para reforçar que esta técnica poderá ser uma escolha de vida importante, citamos a seguir algumas vantagens do yoga.

Libido
Poucas pessoas sabem, mas o yoga pode auxiliar no aumento da libido. É que a prática desta técnica, em especial algumas posições, ajuda no autoconhecimento, o que proporciona uma melhor perceção de si próprio e otimiza a ligação com o parceiro.

Respiração
A respiração é uma atividade quase impercetível e, ao longo do dia, poucas pessoas param para respirar. O yoga tem uma forte ligação com esta questão. Toda a prática leva em consideração a respiração, o que resulta num salto na qualidade de vida do praticante de yoga.

Flexibilidade
Passar muito tempo sentado ou trabalhar em pé o dia todo, pode tornar-se muito exigente. O relaxamento proporcionado pelo yoga tem influência direta no alongamento do corpo. O resultado é um corpo com movimentos mais refinados.

Postura
O uso excessivo do telemóvel, por exemplo, gera vários malefícios para o corpo. O pescoço e a coluna são diretamente afetados por este tipo de movimento. Acredita-se que uma cabeça de 5 quilos pode gerar uma sensação de quase 30 quilos quando se inclina. O yoga pode contribuir positivamente para corrigir a postura e gerar mais benefícios para o praticante.

Cardiovascular
Uma das vantagens do yoga é a melhoria da parte cardiovascular. E um dos benefícios para quem pratica a técnica é, não só a otimização do sistema circulatório, mas também a prevenção de doenças ligadas a este. A redução das frequências cardíaca e respiratória já foram comprovadas através de pesquisas.

Atualmente existem uma série de novos exercícios e modalidades desportivas que prometem inúmeros resultados milagrosos. Por isso, é preciso analisar cuidadosamente para não cair em nenhuma armadilha. Práticas como a do yoga, por exemplo, demonstram que já estão mais do que aprovadas, primeiro porque possuem milhares de praticantes, segundo porque apresentam benefícios comprovados cientificamente. Em suma, para quem procura qualidade de vida, o yoga pode contribuir e muito.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top