Destaques

Tudo o que precisa de saber sobre o retinol, o segredo para travar o envelhecimento

6 Junho, 2023

Tudo o que precisa de saber sobre o retinol, o segredo para travar o envelhecimento

O retinol é visto como um dos ativos mais eficientes em tratamentos para atrasar o envelhecimento da pele e tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade entre os fãs de cuidados da pele.

Muito pode ser dito sobre a fama que o retinol tem vindo a ganhar junto dos fãs de tratamentos para travar o envelhecimento. Até porque não são poucos os especialistas que se referem a este ativo como “padrão ouro” nos cuidados para a pele. Mas afinal, o que é o retinol? Trata-se de um derivado da vitamina A, frequentemente conhecido como reitinoide. Deste grupo fazem parte o retinol, retinaldeído e ácido retinóico. Que partilham o mesmo princípio ativo e que são utilizados na indústria da cosmética.

Leia ainda: Operação biquíni! Conheça os exercícios que a vão ajudar a combater a celulite

Para que serve?

Uma das perguntas que muitos fazem está relacionada com a utilidade dos retinoides. Pois bem, estes agem diretamente nos processos das células. Levando à renovação das mesmas. O que se traduz numa melhor textura e oleosidade da pele. Tendo assim impacto no processo de envelhecimento.

Existe um produto que seja o melhor? E como devo utilizar?

As opções no mercado são bastantes e destinam-se aos mais variados tipos de pele. De acordo com diversos estudos, é o ácido retinóico, a fórmula ativa dos retinoides, que tem a melhor eficácia. Porque é absorvida pelo corpo, agindo de forma direta no organismo. É importante ter em mente que as composições que contam com este ativo são as mais potentes. O que significa que existe uma maior probabilidade de irritar a pele. Já o retinol é menos agressivo na pele. O que faz com que seja uma melhor forma de se iniciar neste tipo de tratamentos. Comece por uma menor concentração que poderá ir aumentando com o tempo.

Todos podem usar?

Depois da infância, não existem indicações para a restrição do uso. Sendo que, explica a médica Fernanda Porphino em declarações ao JCNET, que o uso é recomendado a partir dos 30 anos. Sendo que, numa lógica de prevenção de envelhecimento, poderá ser utilizado em pessoas mais jovens. Sendo que, a preocupação deverá ser com a sensibilidade. Os compostos podem ainda ser utilizados para o tratamento de acne na adolescência.

Cuidados a ter em conta

Algo muito importante neste capítulo é que os produtos com retinoides devem ser aplicados à noite. Pois podem existir efeitos indesejáveis com a exposição solar. Assim sendo, aplique de noite e remova pela manhã. Antes de aplicar um protetor solar. Não é recomendado para pessoas com pele muito sensível ou com patologias como rosácea. O que significa que deverá consultar um especialistas para perceber todos os detalhes antes de avançar para o uso. Mulheres grávidas ou que estejam a amamentar até não devem recorrer a estes produtos.

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Shutterstock

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0