Lifestyle

Reutilizar garrafas de água é prejudicial para a saúde. Conheça os perigos!

10 Outubro, 2018

As garrafas de água compradas nos supermercados não foram feitas para serem reutilizadas. Saiba porquê!

Reutilizar a mesma garrafa de plástico pode ser prejudicial para a sua saúde. Um hábito tão simples como usar a mesma garrafa pode parecer uma atitude benéfica para o meio ambiente no entanto pode representar diversos riscos para a saúde humana. Conheça os motivos:

1. As bactérias podem reproduzir-se dentro da garrafa

O uso prolongado de uma mesma garrafa desgasta o plástico, originando rachas e pequenas fissuras onde as bactérias se alojam e se reproduzem. Uma das causas disso é a exposição do objeto em temperatura ambiente que é propícia para as bactérias crescerem e se multiplicaram.

2. Substâncias químicas

Para além das garrafas de plástico terem o potencial de acumular bactérias nocivas, existe um problema ainda mais grave: um composto químico utilizado no fabrico de plástico. Lavar o objeto com água morna é uma péssima ideia. Isto porque as garrafas não foram feitas para suportar o calor e quando o plástico aquece liberta um químico altamente perigoso para a saúde usado no fabrico da garrafa, o Bisphenol A (BPA).

3. A maior parte das bactérias são encontradas em torno do gargalo e no bocal

A maior parte das bactérias encontram-se em torno do gargalo e no bocal da garrafa. As bactérias  podem surgir através da boca e após o contacto com o objeto haver contaminação bacteriana. A forma como a tampa é enroscada pode igualmente ser um lugar perfeito para a reprodução das bactérias.

O que podemos fazer então?

Existem várias alternativas ao plástico como garrafas de vidro ou forradas a alumínio. Com as descartáveis, no entanto, recomenda-se que use apenas uma vez. Se gostar das garrafas de plástico, opte pelas de polipropileno. Mas atenção. Devem ser lavadas com água e detergente.

 

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0