Lifestyle

O que faz um casamento feliz? Conheça aqui as dicas do Papa Francisco!

19 Março, 2023

Casamento Marcado

Quer saber como sustentar um bom casamento ao longo dos anos? Siga estes conselhos simples do Papa Francisco.

O seu carisma e simpatia tornaram-no um dos pontífices mais próximos das pessoas por todo o mundo. O Papa Francisco é o representante da Igreja Católica que deu mais lições de amor, respeito e igualdade. Pelo que representa, mesmo para muitas pessoas que não praticam a sua religião, conheça os seus conselhos para um casamento feliz.

Paciência

“Não é deixar que nos maltratem, nem tolerar agressões físicas, ou permitir que nos tratem como objetos”, mas “o amor tem sempre um sentido de profunda compaixão que leva a aceitar o outro como parte deste mundo, também quando atua de um modo diferente ao qual eu desejaria”. Segundo ele, “o problema surge quando exigimos que as relações sejam idílicas, ou que as pessoas sejam perfeitas, ou quando nos colocamos no centro e esperamos que se cumpra unicamente a nossa vontade”.

Desprendimento

“Deve-se evitar dar prioridade ao amor a si mesmo, como se fosse mais nobre do que o dom de si aos outros.”

Papa Francisco fala sobre amabilidade

“Amar é também tornar-se amável. O amor não age rudemente, não atua de forma inconveniente, não se mostra duro no trato. Os seus modos, as suas palavras e os seus gestos são agradáveis; não são ásperos, nem rígidos. Detesta fazer sofrer os outros.”

Atitude de servir no casamento

-“O casamento é uma jornada comum entre um homem e uma mulher, no qual o homem tem a missão de ajudar a mulher a ser uma mulher melhor, e a mulher tem a missão de ajudar o marido a ser mais homem. Esta é a missão que vocês têm em comum.
É a reciprocidade da diferença.“
– “Um matrimónio não tem sucesso apenas pelo tempo de duração, a qualidade é muito importante. Permanecerem juntos, e saberem amar-se para sempre, é o desafio de todos os cônjuges.”
– “É normal que os casais discutam, é normal. Acontece sempre. Mas eu aconselho-vos a nunca terminarem o dia sem criar a paz.”

O amor acima de tudo

“O que mais pesa do que todas as outras coisas é a falta de amor. Pesa não receber um sorriso, pesa a força de um silêncio. Por vezes, também em família, entre marido e mulher, entre pais e filhos e entre irmãos. Sem amor, o esforço torna-se cada vez mais pesado, intolerável.”

Alegrar-se com os outros

“Quando uma pessoa que ama pode fazer algo de bom pelo outro ou quando vê que a vida está a correr bem ao outro, vive isso com alegria.”

Confiar

“Não se trata apenas de não suspeitar que o outro esteja a mentir ou a enganar”, explica o Santo Padre. “Não é necessário controlar o outro, seguir minuciosamente os seus passos, para evitar que fuja dos meus braços. O amor confia, deixa em liberdade, renuncia a controlar tudo, a possuir, a dominar.”

Não ser arrogante nem se orgulhar

“Quem ama não só evita falar muito de si mesmo, mas, porque está centrado nos outros, sabe manter-se no seu lugar
sem pretender estar no centro.” “Alguns julgam-se grandes, porque sabem mais do que os outros, dedicando-se a impor-lhes exigências e a controlá-los; quando, na realidade, o que nos faz grandes é o amor que compreende, cuida, integra, está atento aos fracos.”

Texto: Mário Rui Santos

Leia ainda:

A fase do casamento em que elas mais traem. Saiba qual é aqui

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0