Moda e Beleza

Soutien: as mulheres devem ou não usá-lo em casa durante a quarentena?

19 Abril, 2020

Nestes dias de isolamento social, grande parte das mulheres deixou de lado esta peça de roupa. Mas, será que estão a prejudicar a sua saúde?

Aquela sensação de liberdade de chegar a casa e retirar o soutien após um dia inteiro na rua parece estar suspensa. Há tanto tempo em casa de quarentena devido à pandemia do novo coronavírus, serão muitas as mulheres que há semanas não o usam. Outras, por força do hábito ou pelos estudos que dão o não uso como prejudicial ao peito, continuarão a usar. Mas, afinal, em que ficamos?

De facto, esta é uma discussão que não é da agora e que tem originado algumas polémicas ao longo dos anos. Num artigo publicado pela revista Elle inglesa, o osteopata Robin Lansman revela que «a principal função do soutien é suportar o peso e a estrutura do peito». Mas, por outro lado, «os soutiens apertados também podem afetar gravemente a caixa torácica, bem como causar dores nas costas e no pescoço.»

Vantagens e desvantagens de andar sem soutien

Segundo a Glamour Magazine, vários especialistas dizem que passar muito tempo sem apoio pode aumentar o risco de potencialmente esticar a pele nos seios.

Acompanhando a mesma ótica sobre o tema, Dirk Kremer, especialista em cirurgia plástica, diz que «usar um soutien pode ajudar a travar a flacidez prematura, pois significa que o tecido conjunto dentro do peito não é tão esticado ao longo do dia. Os seios são pesados e, durante um longo período de tempo, não vestir soutien vai afetar a sua postura e pode levar a palpitações em algumas pessoas», acrescenta o especialista.

O uso desta peça é defendido por variados especialistas, mas a sua utilização também pode acarretar problemas para as mulheres, umas vez que muitas usam o número errado. Um estudo da loja Dama de Copas revelou que «mais de 90 por cento das mulheres não usa o soutien adequado». Outros dados deste estudo apontam para o desconhecimento em relação ao número que deve ser usado. Sem esquecer que muitas mulheres escolhem o modelo com base no design, ignorando a funcionalidade. Neste caso específico a solução passa pelo ‘bra fitting’, um serviço que permite perceber o tamanho correto de cada mulher.

Mais: diversos estudos defendem que o uso diário é aconselhável pois o movimento do peito poderá provocar dor, colocando tensão na pele e esticando os ligamentos. E quando as mulheres praticam desporto, as mamas movem-se, em média, 10 centímetros, o que faz com que diversos estudos apontem para a obrigatoriedade do uso de soutien desportivo durante a prática de exercício.

As opiniões são muitas, mas há uma que parece vigorar: quanto maiores forem as mamas, mais se impõe o uso do soutien.

 

Leia mais:
Kelly Bailey mostra-se em soutien de renda, mas o que salta à vista é outra coisa | Foto
Sem soutien, Ana Marques descuida-se e mostra mamas em direto na SIC [vídeo]
Atriz de Dona do Pedaço samba sem soutien e deixa os fãs em delírio | FOTOS

 

Texto: Marta Amorim; Foto: D.R.

 

Pontos de Venda das Nossas Revistas

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0