Nacional

Afinal, a moda da coroa de Rita Pereira vem de Frida Khalo e não de Beyoncé

10 Dezembro, 2018

Já inspiraram Lana del Rey, Beyoncé e Lorde. Por cá, também Rita Pereira se rendeu à coroa de flores. Um «look» que vai mais além do que ser uma «cópia».

Na sua estreia na apresentação de Dança com as Estrelas, Rita Pereira surgiu com uma coroa de flores da autoria de Helena Vaz Pereira. O acessório, que será uma imagem de marca sua no concurso da TVI, tem marcado gerações e sido usado pelas mais variadas mulheres ao longo da História.

Uma das primeiras vezes que surgiu mencionada como adorno foi na época em que gregos e romanos as usavam para prestar homenagem a deuses e heróis ou ainda para criar ambientes festivos.

Símbolo da vida boémia para as civilizações ocidentais, acabaria por fazer parte da indumentária tradicional de países como a Rússia ou o Havai e por ser utilizado por várias figuras femininas.

Uma delas foi Frida Khalo e, já mais mais recentemente, Jean ShrimptonJane Birkin Kate Moss. Estas usaram-nas, com orgulho, em editoriais de moda e desfiles de alta costura entre os anos 1960 e 1980, elevando o seu estatuto a símbolo de fragilidade aliada a empoderamento das mulheres.

De Beyoncé a Rita Pereira

A atriz, que pode ser vista no papel de apresentadora de Dança com as Estrelas aos domingos à noite, na TVI, seguiu a tendência. Antes dela, cantoras como Beyoncé, Lana del Rey e Lorde enfeitaram os cabelos com coroas de flores.

Leia ainda: Rita Pereira já escolheu o nome do bebé

Também marcas como em Dolce & Gabbana e Naeem Khan são conhecidas por levarem às passerelles este adorno, que faz ainda as delícias de muitas noivas na hora em que sobem ao altar.

Veja também: Look de Rita é da sua autoria

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Instagram

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0