Nacional

Bernardina Brito deixou de trabalhar depois de descobrir doença crónica

26 Maio, 2019

A antiga concorrente da Casa dos Segredos esteve, esta sexta-feira, 24 de maio, à conversa com Manuel Luís Goucha no programa A Tarde É Sua onde falou da doença.

Bernardina Brito sofre de uma doença crónica que a condiciona no dia a dia. A antiga concorrente da Casa dos Segredos, TVI, sofre da mesma doença que a jornalista Maria Elisa, por exemplo: Fibromialgia,  uma doença que causa fortes dores neuromusculares.

Esta sexta-feira, 24 de maio, a ex-concorrente da Casa dos Segredos esteve à conversa com Manuel Luís Goucha no programa A Tarde É Sua, e falou um pouco mais da doença e de como têm sido os últimos meses desde que esta lhe foi diagnosticada.

Bernardina, que em tempos teve uma loja no concelho de Oeiras, foi trabalhar com os sogros na área da restauração, no entanto, começou a sentir algumas dores que a fizeram deslocar-se até ao hospital para perceber o que se passava. «Isto começou há cerca de um ano. Comecei a trabalhar com os meus sogros na restauração. Comecei com uma dor aqui, uma dor ali e pensei que eram dores de adaptação.» Bibi deixou este trabalho por ter demasiadas dores. «Então decidi não ter uma vida tão esforçada e estar com os meus filhos, porque tinha muitas dores, agora trabalho a partir casa com a marca que me ajudou a emagrecer».

Leia ainda: Impressionante! Bernardina Brito surpreende com menos 14 quilos!

Fez exames para despistar cancro

Ao deslocar-se ao hospital, Bernardina revela que, na primeira consulta, a médica que a recebeu não conseguiu descobrir o problema que a estava a atormentar. No entanto, as dores no corpo continuavam e Bernardia voltou ao hospital tenho realizado vários exames para saber se poderia ou não ser cancro. «Fiz uma série de exames para despistar qualquer espécie de nódulos ou cancro.»

Leia ainda: Mãe de Bernardina Brito não esquece traição de Tiago! «Eu não merecia»

Exames custaram mais de 400 euros

De Lisboa para o Porto, Bernardina correu o País para conseguir ajuda para o seu problema de saúde. Foi na cidade no norte de Portugal que consultou um reumatologista que acabou por lhe passar vários exames que custaram entre 400 e 500 euros. «Desloquei-me daqui para o Porto, fui a um médico especialista em reumatologista. Nunca tinha sido tão apalpada em toda a minha vida, nem pelos meus namorados. Ele passou-me uma série de exames e quando ele me diz que os exames vão para cima de 400 ou 500 euros… Com dois filhos, 400 ou 500 euros para gastar, naquele momento não era o que eu queria.»

Embora o dinheiro fosse um problema, Odete, a mãe de Bernardina, insistiu com a filha para que esta realizasse os exames que lhe estavam a ser requisitados. Na mesma altura, Odete estava a frequentar um curso e terá comentado com uma das colegas os sintomas que a filha estava a relatar. De imediato a colega afirma: «A tua filha tem fibromialgia», isto ainda antes de Bernardina receber o resultado dos exames.

Bernardina não aceitava a doença

Ao saber o veredito dos exames, a vida de Bernardina teve de mudar completamente. Tal como a própria afirma: «Tive de tentar ser muito mais tranquila», algo que até então não era conhecido em Bernardina. A doença veio também impedir a ex-concorrente da Casa dos Segredos de «fazer esforços a nível de peso, tal como frequentar o ginásio».

Embora tivesse aceitado bem a doença, Bernardina questionava-se do porquê disto lhe estar a acontecer. «Às vezes, a única coisa que perguntava era: ‘Porquê a mim que tenho dois filhos pequenos?’. Mas agora já sei viver. Com o tempo aceitei. É mais um amigo meu chegado.»

Devido ao problema de saúde, Bernardina, que já estava a lutar para perder peso, conseguiu passar dos 103 para os 71 quilos.

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais; Fotos: Impala e Reprodução Instagram

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0