Nacional

Dicas para controlar o peso nesta época festiva. Palavras de nutricionista!

30 Dezembro, 2022

Natal e Ano Novo devem ser celebrados! O ideal para controlar o peso é evitar que todo o mês se torne em desvios e reservar alguns alimentos para as festas.

Controlar o peso é o sonho de muitas de nós. A época festiva (Natal e Ano Novo) por norma, significa abundância alimentar. A família reúne-se à mesa e há a presença do bacalhau, do polvo ou do cabrito, dependendo da tradição de cada região. Não podem também faltar as deliciosas sobremesas como a aletria, as rabanadas, o bolo-rei, o pão-de-ló, entre outras.

Mas, pensemos da seguinte forma: Natal e Ano Novo existem apenas uma vez no ano. Faz sentido fazer restrição alimentar nestes dois dias? A meu ver, não. São dias especiais, em família, com todo o convívio, troca de prendas, muita alegria e amor. Mas… o “problema” não está nestes quatro dias, e sim nos dias que antecedem o Natal, entre o Natal e o Ano Novo e depois do Ano Novo.

Estratégias a seguir para controlar o peso

Os convites para jantares surgem normalmente logo desde o início do mês de dezembro, e, após os dias festivos é comum sobrar várias iguarias. Para quem tem receio de engordar nesta época, não há que temer! Existem várias estratégias para que isso não aconteça, tais como:

– Distribuir as sobras pela família ou amigos principalmente as que são mais difíceis de resistir;

– Fracionar: aqui aplica-se a frase “perdido por cem, NÃO é perdido por mil!”. Em relação aos bombons que compramos ou que recebemos, torna-se mais prudente ingerir um ou dois por dia, após uma refeição principal, por exemplo. Desfrutamos de um docinho e o valor calórico é bem menor do que consumir a caixa toda de uma só vez!

– Congelar, por exemplo o pão-de-ló ou bolo-rei, para mais tarde consumir quando apetecer uma sobremesa.

– Garantir uma boa ingestão de água ao longo de todo o dia (em média 2 L para mulheres e 2,5 L para homens). Tem i inúmeros benefícios, entre eles, o da saciedade e regulação do trânsito intestinal.

– Comer sopa antes de todas as refeições principais, especialmente se esta for feita fora de casa. O consumo de sopa ajuda também a promover a saciedade e evita o consumo excessivo durante a refeição.

– Em dias de jantares fora tentar fazer um almoço mais leve à base de proteína e hortícolas, o mesmo
se aplicar ao jantar caso a refeição feita fora seja o almoço;

– Dar prioridade ao consumo de proteína (laticínios, alternativas vegetais, tremoços ovos, proteínas em pó, etc…) em todas as refeições intercalares de forma a promover a saciedade a longo prazo;

– Durante as refeições do Natal e Ano Novo, tal como descrevi anteriormente, sou apologista de que se deve comer um pouco de tudo e não devemos sentirmo-nos privados, porém, é aconselhável fazer escolhas conscientes, ou seja, escolher alimentos de que se goste realmente e comer apenas até ao ponto de saciedade.

– Durante todo o mês (e não só) é importante sermos mais ativos e evitar permanecer demasiado tempo sentados. A prática de atividade física pode ajudar a combater eventuais excessos alimentares.

Leia ainda: Perca peso com a dieta da lua. Saiba se está na altura de “fechar a boca”

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0