Nacional

Got Talent: Tiago já brilhou no Cirque du Soleil e conquista jurados do programa

16 Maio, 2021

Depois de ter atuado em palcos pelo Mundo fora, eis que Tiago Ferreira conquista o júri do programa de talentos Got Talent da RTP1.

Tiago Figueiredo, 29 anos, é natural do Porto e está pronto para vencer o Got Talent, programa apresenatdo por Sílvia Alberto. O amor pela ginástica acrobática nasceu quando tinha oito anos e, durante dez, esteve ligado à prática. A carreira na modalidade valeu-lhe sete vezes o título de Campeão Nacional, ganhou uma Taça do Mundo, conquistou três medalhas no Campeonato da Europa, entre muitas outras proezas. Durante um treino, o concorrente do Got Talent descobriu o Cirque du Soleil e, apesar de todos lhe dizerem que era um sonho impossível, trabalhou para isso. “Fiquei tão deslumbrado com aquilo que soube logo que era o que queria fazer. Ser artista e despertar emoções nas pessoas. Só que, na altura, não havia sequer portugueses lá”, assume.

A personagem principal

Certo é que em 2009, no Campeonato da Europa, estava a ser observado por “olheiros” do Cirque du Soleil que, no fim, o convidaram para um casting. Foi o único a ser aprovado e ficou em standby, à espera que surgisse uma oportunidade para se juntar à companhia. Durante nove anos, esteve para acontecer, mas houve sempre um impedimento que adiava o sonho. Quando foi contactado pela quarta vez, concretizou-se. “Finalmente aconteceu. E quando digo tudo, foi mesmo tudo. Porque nos contactos anteriores era sempre para fazer personagens normais. Desta vez era para fazer a personagem principal, num espetáculo sobre o Avatar. Entrei a meio da tour mundial, na China, e mantive-me até ao fim”, conta. A exigência da tour fez Tiago parar. O rapaz investiu em si, viajou pelo Mundo. O Got Talent é, agora, a sua prioridade.

Aulas ajudam-no a viver

Sem espetáculos nem previsão de regresso aos palcos, tem sobrevivido a dar aulas privadas e a fazer entregas. “Quero passar uma mensagem de força a todos os artistas. Estou a criar o número de straps, onde vou exprimir o que senti durante este ano”, admite.

Texto: Catarina Martins; Fotos: Madalena Esteves/Fremantle

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0