Nacional

Joana Amaral Dias fala do filho adotivo: «Ele nunca tinha apanhado chuva»

29 Novembro, 2019

Joana Amaral Dias

A ex-deputada do Bloco de Esquerda esteve no Você na TV, na TVI, onde partilhou as emoções e as dificuldades de adotar uma criança, em Portugal.

Joana Amaral Dias esteve esta manhã, dia 29 de novembro, no Você na TV, na TVI, a contar todos os pormenores sobre a adoção do filho, Dinis, de dois anos.

A ex-deputada do Bloco de Esquerda é agora mãe de três filhos: Dinis, de dois anos, Luz, de três, e Vicente, de 24.

O processo de adoção começou há sete anos e Joana Amaral Dias passou por várias dificuldades até concretizar um dos seus maiores sonhos. Durante o processo engravidou da filha, mas não desistiu de aumentar a família.

«Queríamos adotar, independentemente de termos, ou não, um filho biológico. Tomei consciência de que havia crianças que não tinham uma casa e uma família, e sempre achei um absurdo, ter tantas casas que não têm crianças», começou por explicar a ex-deputada.

«Tive mais consciência política quando me dei conta que, em Portugal, existem 60 mil crianças institucionalizadas e nós temos condições em casa e amor para dar», declarou ainda.

«Foi na altura certa»

Joana Amaral Dias lamenta que, em Portugal, as crianças estejam ‘anos e anos’ à espera de uma família. «Sete anos para nós é muito tempo mas para uma criança é a vida toda. Uma criança não está sete anos à espera, está 50, a janela de crescimento é completamente diferente», lamentou.

Ainda assim, apesar do tempo de espera e de todos os obstáculos que teve de enfrentar ao longo do processo de adoção, a ex deputada afirma que foi «na altura certa». Estamos felicíssimos por ter o Dinis. Esperámos muito mas foi na altura certa», referiu.

Veja também: As primeiras fotografias do filho adotivo de Joana Amaral Dias

A reação da família: «Já temos fotografias todos juntos»

Toda a família recebeu o bebé Dinis de braços abertos, nomeadamente os irmãos. «Para a Luz isto é tudo normal, ela é muito despachada. O Vicente que já tem 24 anos, está felicíssimo. Já temos fotografias todos juntos», revelou Joana Amaral Dias.

A ex-deputada partilhou ainda as primeiras emoções que sentiu assim que viu Dinis. «Quando nós o vimos sentimos aquela vontade de o querer conquistar para que ele se sentisse bem», confessou, relembrando que se trata de um processo de adaptação para «os dois lados».

«Nós temos de o conhecer mas ele também tem de nos conhecer, a nós e ao mundo. Ele nunca tinha apanhado chuva, por exemplo. Da primeira vez que dormiu lá em casa, ficou espantado porque nós (adultos) também fomos dormir e para ele os adultos não dormiam, porque nas casas de acolhimento há sempre um adulto de vigilância. É uma adaptação para todos», contou.

Ex-deputada deixa mensagem especial aos pais adotivos

Joana Amaral Dias confessou ainda que, atualmente, ainda no dia a dia, se sente emocionada, especialmente quando ouve Dinis a dizer «mamã». «Ele é muito carente, sentimos que ele quer muito colo, muita atenção, mas não me importo nada».

No final da conversa com Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes, a ex-deputada do Bloco de Esquerda aproveitou para alertar para a necessidade de haver mais celeridade nos processos de adoção, em Portugal.

«As instituições têm de agilizar o processo, o tempo passa para estas crianças», defendeu, deixando uma mensagem especial às pessoas que têm, tal como ela, o sonho de adotar uma criança. «Adotem e lutem para que aja celeridade e não desistam».

Veja também: Joana Amaral Dias realiza sonho e adota criança de dois anos
Texto: Sofia Santos Cardoso | Fotos: Reprodução de Redes Sociais

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0