Nacional

Mãe de Bárbara Bandeira revela drama de saúde: «Cheguei a usar fraldas»

22 Agosto, 2020

Foi em silêncio que a Siara Holanda travou uma batalha que transformou a sua vida e a de todos os que a rodeiam. Inspire-se na história desta mulher.

Bárbara Bandeira sofre com doença da mãe. No verão de 2018,  Siara Holanda descobriu que, na sua coluna, o «disco L5/S1 estava completamente desfeito, pressionando o nervo ciático», impossibilitando, desta forma, a bailarina de sentar-se ou até mesmo ficar em pé.

Segundo mãe da cantora, a 21 de julho desse mesmo ano iniciou os tratamentos. «Comecei com fisioterapia para tentar fugir à operação, que seria definitiva, tendo de colocar parafusos na coluna. O que seria o fim da minha vida profissional na dança», desabafou à revista Maria. «Uma máquina de tração puxava a minha coluna para tentar espaçar as vértebras e aliviar a pressão no nervo juntamente com medicação para a dor», revela. Mas Siara não se ficou pela fisioterapia. A mulher de Rui Bandeira submeteu-se ainda a outro tratamento que viria a agravar o seu problema de saúde. «Dia sim, dia não, levava uma injeção nas costas, supostamente de vitamina b12. Mas o que eu não sabia é que seria essa injeção que causaria uma patologia chamada de Síndrome de Cushing derivado ao excesso de cortisona no organismo», conta.

«Cheguei a usar fraldas»

Com estas injeções, a saúde de Siara Holanda agravou-se e começaram as mudanças físicas, sobretudo no rosto, uma vez que a bailarina acabou por ficar com aquilo a que os médicos chamam de ‘formato de lua’. Além disso, outros sinais mostraram à mulher de Rui Bandeira que a doença se agravava vertiginosamente. «Nas minhas costas começaram a aparecer borbulhas e um alto muito grande em cima, típico desta síndrome», diz, sendo que, em outubro de 2018, a situação estava realmente feia.

«Já pouco andava ou sentava. Andar de carro quase sempre deitada. E apareceram os pêlos no rosto por causa da síndrome. Tive de depilar completamente. Só consegui com a ajuda de uma amiga esteticista de longa data que chorou junto comigo por ser tão doloroso», desabafa a brasileira.

Felizmente, em novembro de 2018 quando Siara se deslocou à farmácia para comprar a medicação, a farmacêutica aconselhou-a a ir a uma unidade de dor. E foi aí que a mãe de Barbara Bandeira conseguiu encontrar alternativas e deixar de ter sintomas difíceis de suportar, não só física, como esteticamente, devido queda de cabelo em grande quantidade. «Viver com dor é cruel, tentar se tratar e te causarem mais uma doença é inadmissível. Estar numa lista de espera um ano e meio para ser operada é absurdo. Durante todo esse tempo eu fugi do mundo, dos amigos e até da família. Cheguei a usar fraldas por estar à espera que o remédio fizesse efeito para me conseguir levantar da cama. Não podia ajudar a minha filha, não podia dançar, trabalhar, a dar aulas, correr, conduzir. Um simples espirrar ou tossir era assustador. Todas as minhas roupas me deixaram de servir. Sapato alto não poderia nem pensar e no espelho já não era eu. Pensava que tinha perdido tudo. Mas Deus não dá lutas maiores do que aquelas que podemos suportar e eu consegui», relata.

Operada em dezembro

No dia seis de dezembro, a mãe de Bárbara foi operada, colocou parafusos na coluna e livrou-se da Síndrome pela qual foi afetada. Neste momento, a mãe de Bárbara Bandeira encontra-se a recuperar, a fazer exercícios de fisioterapia, a manter uma alimentação saudável e a tentar alcançar o seu peso, uma vez que pesava 60 quilos e chegou a ter mais de 80 durante todo o processo. Siara foi alvo de negligência médica e o médico que a seguia acabou denunciado. «A unidade da dor denunciou o médico da suposta injeção de vitamina b12 à ordem dos médicos, juntamente com todos os outros casos que apareceram a seguir ao meu», termina.

Palavra aos outros

Siara, que viveu estes momentos dramáticos, pede a todos os que passem por problemas de saúde que não desistam de lutar. «Seja por qual motivo for que você esteja gorda, magra, alta, baixa, careca, cabeluda, triste ou até feliz não tenha medo nem vergonha de viver», aconselha.

Leia mais
Bárbara Bandeira publica foto em biquíni depois de críticas ao corpo

Texto: Catarina Martins; Fotos: Instagram e Arquivo Impala

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 1