Nacional

Alexandre Pais defende-se e volta ao ataque a Cristina Ferreira: “Não tenho idade para ter medo”

3 Abril, 2023

Debaixo de fogo por causa da crónica que escreveu sobre Cristina Ferreira e Maria Botelho Moniz e que já lhe valeu muitas críticas, Alexandre Pais reage.

Debaixo de fogo por causa da crónica que escreveu sobre Cristina Ferreira e Maria Botelho Moniz e que já lhe valeu muitas críticas e reações públicas, Alexandre Pais já reagiu. “Não critico pessoas, apenas exprimo a minha opinião sobre o que as vejo fazer enquanto profissionais de televisão. Cristina Ferreira, como outros, tem todo o direito de escolher a imagem com que se apresenta, mas isso em televisão paga-se com audiências. E é o que entendo ser uma falta de cuidado perante essa fragilidade, que critico, nada mais”, defende-se o cronista do Correio da Manhã. E acrescenta: “Aliás, não tenho preconceitos nem ódios de estimação, nem idade para ter medo”, completou.

Imagem de Cristina Ferreira e Maria Botelho Moniz arrasada por Alexandre Pais

Cristina Ferreira e Maria Botelho foram duramente criticadas pela sua imagem. Um cronista de um jornal diário descreveu a apresentadora a apresentadora do Dois às 10, na crónica que escreveu, como “mulher simpática mas robusta, com tendência para aumentar de peso e raramente usando roupa adequada às suas características”. Segundo, Alexandre Pais, “Maria devia concentrar nesse problema, de resolução difícil, o que ele exige: disciplina e capacidade de sacrifício, muito sacrifício”.

Mas foi mais longe. “Não estará na melhor estação para isso. Basta ver como nas ‘galas’ de domingo a sua diretora (Cristina Ferreira), de mangas a cava, exibe – e ergue em vez de proteger – os braços tomados pela flacidez do tempo e da falta de ginásio. Que olhe para Catarina Furtado e Sónia Araújo, que na RTP são exemplos de cuidado e inteligência”, acrescentou.

Cristina Ferreira repudiou todas as palavras escritas na dita crónica e garante que é um assunto para agir judicialmente. “A minha resposta está nas stories. Sou alvo todos os dias de artigos, opiniões, crónicas, humor, desamor, estudos e notícias. Não me calarei sempre que o sinta um tema geral da sociedade e que me agrida não só a mim mas às mulheres em geral. A impunidade sentida nos tempos que correm não me fazem vislumbrar um futuro risonho. Há 24 anos que me formei em ciências da comunicação e nunca, até hoje, me esqueci das regras básicas de um jornalista. Também tive sorte de ser bem educada pelos meus pais. Que ninguém tape os braços. Mas que se calem algumas bocas.”

Catarina Furtado e Sónia Araújo defendem Cristina Ferreira e Maria Botelho Moniz

 

Catarina Furtado não gostou de ler a crónica de Alexandre Pais e renegou o elogio que recebeu. “Não gosto de comparações quando têm a ver com o exterior”, escreve a apresentadora da RTP1 nas redes sociais.

“Não nego que gosto de receber elogios (e também não nego que tenho uma relação, até agora, amigável com o meu corpo que herdei dos meus tempos de bailarina) mas não gosto de comparações quando têm a ver com o exterior. Aliás, detesto! (…) É possível comparar maneiras de trabalhar, opções de carreira, frases proferidas, personalidades, gostos e até talento”. “Mas misturar inteligência com dietas (ou até questões de saúde) não faz qualquer sentido! É só pouco inteligente”, lê-se.

Também Sónia Araújo saltou em defesa de Cristina Ferreira e de Maria Botelho Moniz e assinou por baixo o que Catarina Furtado escreveu. “Catarina assino completamente por baixo as tuas declarações. Eu não diria melhor. Claro que também gosto de receber elogios, mas não a troco de denegrir por comparação a uma colega e por isso também devolvo”, escreve Sónia Araújo nas redes sociais, partilhando a mensagem de Catarina Furtado.

Veja as imagens na galeria em cima

Texto: Ana Lúcia Sousa

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0