Nacional

Ameaças e insultos: Nuno Graciano arrasado por ser candidato do Chega à Câmara de Lisboa

12 Março, 2021

Ameçado e insultado. Nuno Graciano está a ser arrasado na net desde que foi noticiado como novo candidato pelo Chega à presidência da Câmara de Lisboa.

Nuno Graciano é o novo candidato à Câmara Municipal de Lisboa, pelo Chega. O apresentador de televisão, segundo a SIC, recebeu o convite diretamente de André Ventura. O anúncio deverá ser feito na próxima semana.

Desde que foi noticiado que Nuno Graciano era o candidato pelo Chega que a internet ficou ao rubro, principalmente nas redes sociais do apresentador.

O “tio careca” como gostava de se apelidar recebeu desde ameaças a insultos. “Fica-te bem o cabelo rapado e vai de encontro aos ideais do teu partido. É um 2 em 1!”, “Deus o guarde! Condolências”, ou “Eu até o tinha em boa conta mas já passou”, ou “Descanse em paz com a sua ignorância. #rip #ripfascismo #fascistasnãopassarão“, ou “O símbolo nazi irá sempre pairar sobre essa cara, nem com plásticas te vais mais esconder. Nem muitos se vão esquecer de ti mas não no bom sentido. Bom esgoto”, ou  “Olha mais um facho “de bem”, ou “Facho”, ou “Que vergonha 🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮”, ou “Descanse em paz, Nuno”, ou “Que Deus tenha misericórdia de si”, são algumas das mensagens deixadas no instagram.

Masno Facebook o cenário não era diferente. Os insutos sucederam-se mesmo em fotografias publicadas há meses por Nuno Graciano. “Quando se pensa que uma pessoa não pode descer mais baixo aparece sempre um surpresa, já podes começar a falar mal dos ciganos e todas as minorias deste Portugal. Espero honestamente que a tua carreira política seja bem pior do que a carreira televisiva. Finalmente o penteado ganhou algum sentido só mais um fascista”, lê-se.
As comparações com Maria Vieira não tardaram e não só. “Mais um como a Maria Vieira ou a Cinha Jardim que foram corridos do espaço mediático e perderam a vergonha de assumir que são f@chos”, diz outro seguidor.
Mas as criticas continuam. “Que surpresa tão desagradável. Eu a achar que o Nuno era uma pessoa inteligente, estudada e de bom coração. Afinal não. É fascista. Vai perder mais com isto que ganhar. Passou a ser do clã da Maria Vieira e semelhantes, de artista nada tem. Pelo contrário, passou a ser uma vergonha para a classe”, ou “Candidato pelo chega? Que desilusão”, são mais alguns dos comentários.

Há quem defenda Nuno Graciano

Mas se no meio de dezenas de comentários com insultos e ameaças, há também quem o defenda. “Deviam ter vergonha de vir aqui para aqui com ameaças e insultos idiotas, a maioria nem sabe o que diz, limita-se a expressar o quão frustrados são na vida dos outros. Parabéns ao Nuno pela coragem demonstrada”, ou “Obrigado pela coragem, força!”, ou “Força Nuno Graciano!!”, ou “Prepare-se para os embates e insultos que aí vêm…”, são algumas das frases de apoio deixadas por fãs.

Recorde-se que Nuno Graciano está afastado, de forma permanente, do pequeno ecrã desde 2016, quando saiu da CMTV e teve uma breve passagem pelo 11, de onde saiu em 2019.

No dia 3 de junho de 2020 Nuno Graciano partilhou que tinha uma nova fonte de rendimento e seria Diretor Comercial de um conhecido grupo que atua no ramo imobiliário.

“Está na hora de mais um desafio […] para ajudar a fazer pessoas felizes”, escreveu Nuno Graciano, no Instagram. De imediato, a figura pública recebeu mensagens de parabéns dos seguidores.

Entrevista de Nuno Graciano a Cristina Ferreira

Nuno Graciano abriu o coração em conversa com Cristina Ferreira e Cláudio Ramos n’O Programa da Cristina, da SIC, de segunda-feira, 18 de novembro de 2019. O apresentador falou sobre a «fase horrível» que passou em termos profissionais, e que o levou a um estado depressivo, e ainda sobre o final do casamento com Bárbara Elias.

«Fartava-me de chorar à noite, sozinho. Uma casa cheia e chorares sozinho é das coisas mais horríveis que há. É uma solidão acompanhada», revelou, sobre os momentos que se seguiram a ter sido afastado da CMTV, estação na qual apresentava o programa da manhã ao lado de Maya. «Sentia-me angustiado, injustiçado, coisas que eu não quero falar. Já passou. Sentia-me profundamente triste, até porque a forma como as coisas tinham acontecido não era uma forma nada normal», acrescentou.

Não se conformando com a chapada que a vida lhe deu, ao ficar sem trabalho em televisão, Nuno sentiu a necessidade de dar a volta por cima e apostou em produtos biológicos, em memória à avó Celeste. Queijos e compotas biológicas são alguns dos produtos que o apresentador comercializa, da marca Tio Careca.

«Tenho imensa pena que tenha acabado»

Nuno Graciano e Bárbara Elias estiveram juntos durante 14 anos. A relação chegou ao fim numa fase em que o apresentador se sentia «focado só em sobreviver», esquecendo-se, como assume, de dar atenção e segurança à pessoa que o acompanhava.

«Eu nunca falei disso em televisão. O final acaba por ser uma consequência de tudo. Eu não estava bem, com a mesma disponibilidade, com a mesma atenção. Estava muito focado só em sobreviver e ter-me-ei esquecido um bocado de dar importância, de dar segurança, à pessoa com quem eu estava, sim. Acredito que sim», confessou.

«E é uma relação que eu tenho imensa pena que tenha acabado, sabes? Tenho pena porque eu acho que tinha muitas coisas para poder dar certo. Mas a meio caminho desencontrámo-nos», acrescentou.

Quando questionado por Cristina Ferreira sobre um novo amor, Nuno Graciano mostrou-se focado em si, não estando ainda disponível para dar uma nova oportunidade ao coração, embora queira fazê-lo. «Quero, com calma, dando passos mais sólidos. Agora é o meu tempo. De me ir buscar a mim próprio, de pôr-me em causa», afirmou.

Para o apresentador, esta é uma fase em que está a redescobrir-se e, que por isso, nem sempre se sente bem com ele mesmo.«Estou numa fase de patinho feio, sabes? Acho-me um patinho fora da ninhada», confessou.

Regresso à apresentação

Depois de três anos longe do pequeno ecrã, Nuno Graciano voltou a fazer aquilo que mais gosta. O apresentador dá agora a cara no Canal 11, a plataforma que a Federação Portuguesa de Futebol estreou no início desta época desportiva, e não podia estar mais agradado.

«Encheu-me a alma. Acho que renasci mais 10 anos outra vez», confidenciou. O comunicador falou ainda sobre o facto de notar uma grande diferença quando «se está habituado a falar diretamente com os espectadores todos os dias» e quando «não falas para ninguém», afirmando ter vivido «num mundo surdo» enquanto esteve desempregado.

«Sinto-me com uma cabeça de puto»

Com 50 anos, Nuno Graciano afirma não se sentir com a idade que tem. O apresentador acredita que o espírito jovem influencia a sua aparência. «Sinto-me com uma cabeça de puto. O espírito, aquilo que sentimos cá dentro, é o que acaba por transparecer cá para fora e eu não me sinto nada com 50 anos», esclareceu.

O apresentador referiu ainda, em tom de riso, que o facto de ir «para os copos» com o filho mais velho, Gonçalo, de 21 anos, o faz sentir-se ainda mais jovem. «Vai comigo para os copos, que é a coisa mais gira que pode haver», terminou, mostrando a boa relação que mantém com os filhos.

Além de Gonçalo, Nuno Graciano é ainda pai de Tomás, de 18, Matilde, de 14, e Maria, de nove anos.

Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: DR e Reprodução Instagram

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0