Nacional

Cães e gatos: Todos os cuidados a ter no verão com os seus animais de estimação

25 Julho, 2022

Se por um lado esta estação oferece mais oportunidades ao ar livre, pode ser mais desafiante para os animais de estimação como cães e gatos. Mas não só.

Muitas vezes os donos não sabem o que fazer para manter o seu cão ou gato fresco, mas é importante lembrar que os nossos animais de estimação dependem de nós para mantê-los bem e protegidos. Há por isso alguns conselhos que podem ser úteis para que fiquem confortáveis nesta altura do ano.

Se possível, leve-os de férias consigo

Sempre que for possível e se adeque, leve o seu animal de estimação de férias consigo. Além de ser uma boa companhia, hoje em dia existem já vários destinos e alojamentos pet-friendly. Garanta que o local que escolhe é apropriado e avise o alojamento. Caso seja uma possibilidade levá-lo de férias, há outros aspetos a ter em consideração, como por exemplo habituar o animal a andar de carro e transportadora, devendo ser adequada ao peso e tamanho do cão ou gato.

Evitar a tosquia

Ao contrário do que se pensa, a tosquia não é a melhor estratégia para manter o seu animal de estimação fresco, uma vez que a pelagem isola-o do calor. Ainda assim, é aceitável aparar o pelo comprido. Os tutores devem escovar os seus cães com mais frequência no verão, o que vai ajudar a remover o pelo morto que o seu animal vai perdendo nesta altura do ano.

Garantir a hidratação

Nem os cães nem os gatos transpiram, em vez disso eliminam o calor através da respiração. Apesar da respiração ofegante servir para refrescar, pode também desidratar. É por isso muito importante garantir que o seu cão ou gato se mantém hidratado durante o tempo quente, assegurando que tem sempre água fresca e limpa à sua disposição – quando não está em casa leve consigo uma taça e muita água. Além disso, fique atenta a sinais que possam ser indicadores de golpe de calor se a temperatura do seu animal aumentar consideravelmente: respiração ofegante excessiva ou exagerada, letargia, fraqueza, baba, febre alta, gengivas vermelho-escuras, taquicardia, indiferença ao meio ambiente que o rodeia e vómitos.

Aplicar protetor solar aos cães e gatos

Cães e gatos também podem ter queimaduras solares e precisam de proteção em áreas mais sensíveis: orelhas, nariz… Animais com pele cor-de-rosa ou cores claras estão mais vulneráveis a queimaduras solares. Deve aplicar protetor solar indicado para o seu animal de estimação 30 minutos antes da exposição solar.

Pavimentos quentes nunca

Locais com pavimentos ou superfícies que aquecem muito rápido, – areia ou asfalto – , podem ferir gravemente as almofadas das patas do seu cão ou gato. Para verificar se uma superfície está demasiado quente é simples: coloque cuidadosamente a mão ou o pé descalço na superfície ou pavimento e se estiver muito quente ou não conseguir aguentar muito tempo é porque está quente para o animal.

Passeios quando há menos calor

Deve passear o seu animal de estimação nas horas de menor calor, sobretudo se o tempo estiver húmido. No verão, a melhor altura para o seu animal fazer exercício físico é de manhã bem cedo ou ao final do dia. Este cuidado ganha mais relevância no caso de cães com pelagens espessas e compridas.

Procure ajuda especializada

Para garantir o bem-estar e bom desenvolvimento do seu animal ao longo da sua vida, procure um médico veterinário, já que este será capaz de lhe oferecer ajuda especializada e conselhos adequados ao seu animal de estimação.

Texto: Mário Rui Santos
Leia ainda: Gatos conseguem prever a morte dos donos e não só

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0