Nacional

Diga adeus às doenças: Dicas de alimentação e cuidados diários que fortalecem o sistema imunitário

18 Março, 2020

alimentação

Se quer um sistema imunitário forte e saudável fique atenta/o às seguintes dicas.

Existem práticas básicas e simples que ajudam a fortalecer o sistema imunitário e a prevenir o contágio de doenças como o novo coronavírus, também conhecido por Covid-19. A pandemia mundia é o assunto do momento e tendo em conta que todos estamos sujeitos a um possível contágio da doença, é importa relembrar algumas práticas: Arejar os espaços, lavar frequentemente as mãos e usar um desinfetante sempre que necessário são algumas recomendações. Mas há muitas outras que podemos adotar em prol de uma imunidademais forte.

Alimentação:

Uma alimentação saudável e equilibrada é meio caminho andado para que o seu sistema imunitário seja mais forte. Comer frutas e legumes fortalece a sua imunidade, principalmente se estes forem biológicos.  Opte por uma alimentação à base de produtos biológicos, com bastantes vegetais e sem alimentos processados;

Aumente o consumo de vitamina C para prevenir constipações, gripes ou outras perturbações respiratórias. Couves, salsa brócolos, couve-flor e papaia são otimas para o efeito;

Diminua a ingestão de alimentos pró-inflamatórios como o açúcar, o café, as bebidas alcoólicas e industrializadas, os produtos lácteos e as carnes processadas;

 

Cuidados diários:

A alimentação equilibrada não é a única maneira de aumentar a imunidade do seu corpo. Existem pequenos gestos e hábitos que podemos incorporar na nossa rotina de modo a melhorar a nossa saúde e a do nosso corpo.

Dormir bem e ter um sono reparador;

Fazer exercício físico com frequência, já que ajuda a eliminar toxinas e a estimular o bom funcionamento do sistema imunitário;

Combater o stress;

12 alimentos para incluir na sua rotina:

Numa altura em que ficar em casa é a melhor opção, opte por ter os segunites alimentos na sua cozinha. São excelentes e ajudam a fortalecer o sistema imunitário.

Frutas cítricas

Vegetais verdes escuros

Alimentos ricos em zinco: Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas

Oleaginosas: Nozes, amêndoas e óleos vegetais

Tomate

Alimentos fonte de ômega-3

Fontes de antioxidantes

Gengibre

Pimenta

Iogurtes

Alho

Cebola

Como se pode prevenir de um possível contágio?

A prevenção é a melhor medida que podemos tomar para evitar o contágio por coronavírus. A Direção-Geral de Saúde (DGS) aconselha os portugueses a lavar as mãos constantemente. Durante pelo menos 20 segundos e com água e sabão. Ou, então, usar uma solução desinfetante com álcool. Deve lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após o contacto direto com pessoas doentes.

Para evitar o contágio, numa altura em que já estão encontrados 331 casos de covid-19 em Portugal, a DGS aconselha ainda:

Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;

Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida;

Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;

Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias

Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.

Os sinais e sintomas de coronavírus:

Os sintomas de Covid-19 passam por infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória. Não está indicado o uso de máscara para proteção individual, excepto nas seguintes situações:

Pessoas com sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro);

Suspeitos de infeção por COVID-19;

Pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção por COVID-19.

Leia ainda: Covid-19: Como viver com um infetado na mesma casa

Texto: Inês Marques Fernandes com Márcia Akves; Fotos: DR

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0