Nacional

Filho de Romana gosta de usar roupa de menina: “Ele sabe o que o faz feliz”

1 Janeiro, 2023

Romana aceita bem que Ian, de cinco anos, use saias, batom e bandoletes, porque o que mais importa é que ele seja bem formado e que se sinta bem.

De vez em quando, Romana, de 41 anos, partilha fotos com os filhos, Ísis, de 18, fruto da sua relação com Pedro Zarcos, e Ian, de cinco, e Aaron, de quatro, da sua união com Santiago Romero, de 37, com quem vive há quase oito anos.

Nas fotos, Ian aparece vestido de menina, com acessórios de rapariga na cabeça, suscitando os comentários de vários seguidores da artista. Perante isso, a sobrinha de Ágata sentiu necessidade de fazer um vídeo a explicar que não é a roupa que faz as pessoas, mas sim a sua personalidade, educação e, “acima de tudo, ele é um menino bem resolvido, que sabe o que gosta e o que o faz feliz”, explica.

À Maria, Romana conta que ele sempre gostou de brincar “com coisas de menina e de menino, mas entretanto começou a gostar mais das de menina, muito ligado à irmã e ao ballet. Eles têm uma arca com roupas de fantasia para brincarem, para fazerem teatrinhos. Às vezes, ele agarrava num tecido e colocava-o à volta da cintura, fazia um laço. Ele dava asas à imaginação, consoante o que achava que era mais criativo. Dentro do universo infantil há tantas coisas para explorar. Eu nunca me meti nisso”, explica, dizendo que o pai também aceita bem os gostos do filho. Tal como na escola, “porque ele é um miúdo educado, trata bem toda a agente, é participativo, é amigo de todos. Ele é uma criança doce, é muito inteligente, adora fazer trabalhos, adora os amigos. Ele gosta de todos, e todos gostam dele”.

“Não somos todos iguais”

Para muitas pessoas, pode ser tabu um menino querer usar batom e vestir-se de menina, mas Romana pretende quebrar esse tabu e vai mais além: “Muitas vezes, nós preocupamo-nos com o que a pessoa veste e não com o que ela é, com os seus valores. Para mim, o mais importante é o caráter, a educação. A roupa é um acessório que pomos e tiramos com muita facilidade”.

Hoje vivemos num mundo de aparências, em que a imagem é fundamental, mas isso não é o mais importante. “Ele é meu filho e vejo-o a crescer com educação, é muito equilibrado, inteligente. O irmão gosta muito dele. Não gosta das roupas que ele usa, mas respeita”, refere. No entanto, salienta: “Não quero obrigar ninguém a pensar como eu e a aceitar, porque não somos todos iguais”.

Como mãe, tem receio que Ian, um dia, seja vítima de bullying. “Qualquer mãe se preocupa com o filho, especialmente se ele der nas vistas, mas ele tem bons alicerces em casa. Isto pode ser uma fase ou não. Seja o que for, ele tem de estar bem com ele”, salienta e acrescenta: “Muitas vezes, as pessoas anulam-se durante a vida toda por causa da opinião dos outros. O que os outros dizem tem mais peso do que a própria felicidade”, argumenta.

Texto: Carla Vidal Dias

Leia ainda:

Romana reage a críticas após partilhar fotografia do filho com saia: Só está a ser ele próprio

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0