Nacional

Frase polémica de Sónia no Big Brother é notícia no Brasil: «Para elas, nós roubamos os maridos»»

25 Junho, 2020

A concorrente do norte foi punida depois de dizer que mulheres brasileiras são «de raça» e «da favela». Mãe e noivo defendem a vendedora ambulante.

A polémica sobre o comentário que Sónia Jesus fez em relação às mulheres brasileiras, no Big Brother, já chegou ao Brasil. O tema está a ganhar destaque na imprensa internacional e o site Hugo Gloss fez notícia a relatar o comportamento da concorrente.

«Que absurdo! Após ter feito um comentário preconceituoso sobre mulheres brasileiras no Big Brother Portugal, a participante Sónia Jesus foi punida pelo reality show! Nesta quarta-feira (24), depois da repercussão do caso, a vendedora levou um puxão de orelha da produção. No entanto, a sister se revoltou e até ameaçou deixar o programa. Não tem jeito, a cada semana, uma nova polémica por lá…», pode ler-se na publicação do Instagram.

Foram vários os seguidores que comentaram este post. «Nada de novo! Morei em Portugal e o que mais sofri foi xenofobia! Fiz escola e faculdade lá e sofri bastante. Para elas, nós, brasileiras, roubamos os maridos delas», escreveu uma seguidora. «Infelizmente, lidamos com esse tipo de ser humano diariamente», criticou outra.

Recorde-se que o episódio aconteceu durante a tarde desta quarta-feira, 24 de junho. Daniel Guerreiro recebeu um avião de fãs brasileiros e os colegas da casa brincavam com ele sobre esse assunto. «Elas [mulheres brasileiras] são de uma raça… são da favela», afirmou a vendedora ambulante.

Rapidamente, as redes sociais reagiram e, ao final da tarde, o Big Brother puniu a concorrente: Sónia deixou de ser líder e está automaticamente nomeada para a próxima semana.  Esta decisão levou a que a nortenha ameaçasse sair, mas acabou por se manter no programa.

Mãe de Sónia revoltada

Na manhã desta quinta-feira, 25 de junho, Manuel Luís Goucha falou com a mãe de Sónia no Você na TV!. «Muito triste, fiquei muito revoltada porque a minha filha não é a pessoa que estão a julgar. Aliás, ela tem umas amigas brasileiras que vendem no Cais de Gaia connosco», afirmou Esperança, acrescentando ainda que a filha «não tem nada contra as brasileiras» e que a expressão «ser de raça» é «calão» que usam no norte.

«Ficámos todos muito nervosos e muito tristes com o castigo que deram à Sónia. Se a Sónia não está a dar prestação à casa, deixem-na vir embora.»

Esperança revelou ainda que as filhas de Sónia ficaram «muito tristes» com toda a situação por não «quererem ver a mãe assim». «Podem dizer que nós não temos cultura, mas nós não somos burros. Este castigo queriam dar ontem à minha filha, porque a Noélia não tinha de falar das minhas netas», acrescentou.

«A minha filha não ofendeu as brasileiras, sabemos que no Brasil há favelas. Ela podia ter dito: ‘As brasileiras são fogo’. Quando dizemos assim: ‘As minhas netas são da raça da avó’, isso não é ofensa», exclamou.

Vítor Soares, noivo de Sónia Jesus, acabou por participar também na conversa e garantiu que viria para Lisboa buscar a apaixonada. «Achei mal o que fizeram», constatou.

«Só peço desculpa às minhas filhas»

Quando confrontada com a punição do BB, Sónia começou por não querer comentar, mas acabou por ceder e, em lágrimas, pediu desculpa às filhas. «O que é que eu vim fazer para aqui? Desculpem eu ter vindo para aqui», disse. Os colegas defenderam-na, nomeadamente Noélia, com quem a concorrente tinha discutido no dia anterior.

«A Sónia não é boa influência nem para ela própria!»

Sandrina Pratas é uma das concorrentes mais carismáticas do Big Brother 2020. A jovem alentejana, de 21 anos, não gosta de confusões e prefere ficar longe de discussões, que são o prato do dia da casa mais famosa do País. Sónia é uma das suas melhores amigas do reality show da TVI, mas amigos e familiares não têm visto com bons olhos esta amizade.

A Maria falou com Pedro Miguel Gomes, um amigo da concorrente que, sem papas na língua, arrasa Sónia pela «má influência» que é para a alentejana.

«Esta não é a Sandrina que eu conheço, está não é a alentejana que eu conheço, cheia de olheiras, expressão e postura corporal (inconscientemente) triste, deixou de sorrir, deixou de brincar! A Sandrina não é de facto a mesma pessoa que entrou!», escreveu num longo desabafo nas redes sociais.

«A Sandrina está negativa, precisa de se libertar urgentemente do seu cancro chamado Sónia! Lentamente está a matá-la. A Sónia “domesticou-a” de tal nível que a miúda está com medo dela e se não se afastarem vai precisar de apoio psicológico quando sair de casa… se não precisar dele já! A miúda era a coisa mais alegre e bem disposta que conhecia! Volta por favor sandrina», continuou.

Pedro Miguel Gomes assume-se preocupado e diz que o irmão da concorrente também está. O amigo de longa data da alentejana confessa que era fã de Sónia inicialmente, mas ao longo das semanas tem mudado a sua opinião.

«Eu estou a ver uma Sandrina que confiou na pessoa errada! Estou a ver uma Sandrina completamente o inverso do que é na realidade. Gostava da Sónia! Neste momento não a suporto! Só a voz irrita profundamente. A Sónia entra com uma postura na casa em que não se pode dizer palavrões porque as filhas podem ver, mas a seguir diz em direto que já fugiu à Polícia várias vezes e voltava a fugir. Temos uma Sónia em que não pode ouvir palavrões, mas a seguir intimida uma pessoa sentada aos gritos e com uma postura hostil. A Sónia não é boa influência nem para ela própria!»

«Já devia ter sido expulsa»

Esta quarta-feira, 24 de junho, Sónia perdeu o título de líder da casa e ainda recebeu uma nomeação direta pelo Big Brother, devido ao comentário polémico sobre as mulheres brasileiras, dizendo que «são de raça, da favela».

Para Pedro Miguel Gomes, ela já não devia estar em jogo. «A Sónia já devia ter sido expulsa há muito tempo. Vou com toda a certeza votar o máximo possível para ela sair. Se a Sónia sair a possibilidade de a Sandrina chegar à final aumenta 500 por cento. Enquanto tiver a influência de Sónia a probabilidade é de ser expulsa», lamenta aquele que não poupa elogios à amiga.

«É um coração mole, é um doce de pessoa. Nunca soube de nenhuma zanga da sandrina com ninguém. É sempre a primeira a dar a mão! Mesmo quando mais ninguém dá.»

Leia ainda:

Big Brother: Sónia diz que brasileiras «são da favela». TVI reage a declarações polémicas
Pedro Crispim reage a ‘bocas’ de mãe de Sónia do Big Brother
Big Brother: Filha de Sónia fica acordada até às 4 da manhã para ver a mãe na TV
Texto: Mariana de Almeida com Ana Filipe Silveira e Filipa Rosa; Fotos: Reprodução TVI e Instagram

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0