Nacional

Bronca: GNR proíbe SIC de usar siglas oficiais na novela Terra Brava

12 Novembro, 2019

Na novela Terra Brava, da SIC, a verdadeira Guarda Nacional Republicana foi 'substituída' pela fictícia Guarda Nacional Portuguesa.

Quem acompanha a mais recente novela da SIC, Terra Brava, já deve ter reparado nas semelhanças entre a fictícia Guarda Nacional Portuguesa (GNP) presente na história e a verídica Guarda Nacional Republicana (GNR). Há, pelo menos, uma razão para a troca de nome da força de segurança de natureza militar na trama assinada por Inês Gomes (autora responsável por Mar Salgado e Amor Maior).

De acordo com Diogo Amaral, que veste a pele do guarda Marco Paulo, foi a GNR que não permitiu à produção da SP Televisão utilizar a designação real. «Nesta história temos um guarda burlão e não há guardas burlões na GNR…», disse o ator ao site da Maria.

VEJA AINDA: João Catarré perdeu quase 20 quilos para contracenar com Mariana Monteiro

Já fonte próxima da produção garante ao nosso site que a troca da palavra Republicana por Portuguesa teve apenas que ver com o facto de a guarda militar ter «pedido dinheiro» para que a sua imagem fosse usada em Terra Brava. «Foi mais fácil e mais barato trocarmos a última letra da sigla da Guarda Nacional Republicana e fazermos o nosso próprio logótipo. É tudo muito semelhante, mas não é igual», explica-nos a mesma fonte.

Um olhar atento verifica que, na realidade, o brasão de armas da GNR tem dois dragões separados por uma espada. Na novela, a GNP está representada por duas águias.

VEJA TAMBÉM: Dânia Neto é o novo reforço da novela Terra Brava!
Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Impala

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0