Nacional

Lágrimas de Cristina Ferreira na SIC dão casas a habitantes de Ribeira de Baixo

10 Dezembro, 2019

«Pouco tempo depois» de O Programa da Cristina ter dado a conhecer as emoções que se vivem em Ribeira de Baixo, aldeia que vai ser alagada, algo mudou!

Cristina Ferreira e Cláudio Ramos não conseguiram conter as lágrimas de tristeza quando, n’O Programa da Cristina desta segunda-feira, 9 de dezembro, foi emitida uma reportagem sobre Ribeira de Baixo. O trabalho mostrou as emoções vividas por habitantes dessa aldeia, dias antes de serem realojados em contentores e de a localidade desaparecer com o enchimento da barragem de Daivões, integrada no Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET).

«Além de todas as polémicas que existem à volta disto, nós quisemos mostrar os afetos, a forma como as pessoas largam as memórias. Porque as memórias vão ser largadas. Não há o que ver depois: está debaixo de água. Tudo vai ficar debaixo de água», disse a apresentadora no final da reportagem emitida no matutino da SIC.

Ao fim do dia, Cristina anunciava nas redes sociais que «pouco tempo depois» de a reportagem ir para o ar, «chegou a notícia: ninguém mais ia para os contentores. Há casas alugadas para todos».

«Foi há cerca de três semanas que decidimos fazer esta reportagem em Ribeira de Baixo. Conversei com a equipa e disse-lhes que queria perceber como é que se largam as memórias, uma vida inteira prestes a ser alagada. O Sérgio, o Frade e o João estiveram lá 3 dias. O que trouxeram é mais duro do que imaginávamos. O Ruben editou com a Patrícia e chamaram-nos. Doeu. Sempre nos mantivemos em contacto com câmara [de Ribeira de Pena] e Iberdrola. O outro lado. Hoje, pouco tempo depois de emitirmos a reportagem, chegou a notícia: ninguém mais ia para os contentores. Há casas alugadas para todos. E foi nesse momento que percebemos a nossa missão. Hoje foi um dia feliz. Para sempre Ribeira de Baixo», escreveu a estrela da SIC.

Saiba aqui mais sobre este caso

View this post on Instagram

Foi há cerca de três semanas que decidimos fazer esta reportagem em Ribeira de Baixo. Conversei com a equipa e disse-lhes que queria perceber como é que se largam as memórias, uma vida inteira prestes a ser alagada. O Sérgio, o Frade e o João estiveram lá 3 dias. O que trouxeram é mais duro do que imaginávamos. O Ruben editou com a Patrícia e chamaram-nos. Doeu. Sempre nos mantivemos em contacto com câmara e Iberdrola. O outro lado. Hoje, pouco tempo depois de emitirmos a reportagem, chegou a notícia: ninguém mais ia para os contentores. Há casas alugadas para todos. E foi nesse momento que percebemos a nossa missão. Hoje foi um dia feliz. Para sempre Ribeira de baixo ❤️

A post shared by Cristina Ferreira (@dailycristina) on

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: reprodução redes sociais

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0