Nacional

Manuel Luís Goucha vai ter um programa com o seu nome e diz: “Estou-me nas tintas para a liderança”

23 Novembro, 2020

Goucha é o nome do programa que o apresentador vai conduzir nas tardes da TVI a partir de 4 de janeiro. "Não tenho de provar nada".

No início do próximo ano, Manuel Luís Goucha deixa as manhãs da TVI e vai assumir a condução do próximo programa das tardes da estação de Queluz de Baixo, em substituição de “A Tarde é Sua”. Goucha é nome do novo formato que arranca no canal de Queluz a partir de 4 de janeiro. O desafio, segundo o apresentador, é começar “um programa novo, num horário novo”, até porque a sua vida não vai mudar muito. “Apenas a preparação. Em vez de preparar o programa de tarde, começo a prepará-lo de manhã, no próprio dia”, diz, assegurando que pretende continuar a levantar-se bem cedo. “Deito-me às 21h00 e acordo às 07h00.”

“Estou-me nas tintas para a liderança”, Goucha

Ao fim de 29 anos, é o começar um programa diferente e que lhe traz grande entusiasmo. “Eu nem sei se são os mesmos portugueses que estão nesse horário. Acho que não. Terá franjas da manhã e públicos diferenciados, isso é que é bom: começar”, afirma o apresentador, garantindo que não está preocupado com as audiências. “Eu não tenho de provar nada. Acho que já dei as provas do profissional que sou. Depois,  sei que isto incomoda muito as direções, mas eu estou-me nas tintas para a liderança. É claro que eu quero fazer muito bem, o melhor que sei, o melhor que posso,  com os meios que tenho ao meu dispor. Quero divertir-me. É o mais importante, caso contrário não faz sentido”.

Quanto ao facto de ter Júlia Pinheiro na concorrência, Manuel Luís Goucha diz que não vai pensar muito nisso. “Nós já estivemos oito anos de manhã a combater a Júlia e se há pessoa de quem eu gosto na televisão – e gosto de poucas –  é dela, por isso ela está a fazer o seu melhor, ainda por cima num horário algo fidelizado entre ela e a Fátima, mas a Fátima sai deste horário. Portanto, eu não vou pensar nisso. Irei fazer o meu trabalho apaixonadamente, assim como a Júlia o faz e sempre o fez. Tal como a Tânia [Ribas de Oliveira]. É curioso, um homem entre duas mulheres”.

Manhãs bem entregues

Goucha sabe que caminho faz-se caminhando, logo não terá saudades das manhãs, até porque as mesmas ficarão bem entregues a Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos. “Quer melhor garantia do que entregar um projeto a duas pessoas que sempre sonharam com ele? Não conheço a Maria tão bem assim, mas eu sei que há muitos anos era o sonho do Cláudio. Há 20 anos, estava ela nas Noite Marcianas, deslumbrado com o mundo da televisão, foi à Praça da Alegria e disse: ‘É isto que eu quero fazer!'”, conta, acrescentando: “Ele vai para o lugar que estava à espera dele e que ele quis”.

Sobre a sua saída da televisão, Manuel Luís Goucha referiu que após terminar o seu contrato de quatro anos, contrato para programas diários, tenciona abrandar o ritmo Como e quando ainda não sabe. Uma coisa é certa para o apresentador: “Quero gozar o que tenho sem andarilho”.

“Está na altura do Manel brilhar sozinho” Cristina Ferreira

Cristina Ferreira mostra-se feliz com esta mudança, até porque na altura da sua saída para a SIC chegou a dizer a Goucha, de 65 anos, que ele “deveria ter acabado as manhãs” nesse altura. Mas ele decidiu continuar, “apesar do conselho”. “Acho que já está na altura de o Manel mostrar, sozinho, aquilo que ele é enquanto comunicador e fugir um bocadinho do registo das manhãs, que é um bocadinho um registo mais leve, mais ‘apalhaçado’, que permite brincadeiras que são muito mais fáceis de construir em dupla. Este é o momento de brilhar sozinho, num programa que terá o seu nome. Toda a gente dizia que ia ao programa do Goucha e não ao Você na TV!”, refere a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI.

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, adiantou ainda que Manuel Luís Goucha, nos últimos vinte e tal anos, esteve ligado a marcas muito fortes, como o Você na TV! e A Praça da Alegria. “No entanto, o nome dele sempre conviveu paralelamente ou acima, até, com essas marcas. Isso diz muito da força do apresentador”. Cristina Ferreira desvenda ainda que a partir do momento em que o programa tem uma personalidade, “todas as rubricas têm de ir ao encontro daquilo que ele sabe fazer”. O nome e o formato estão escolhidos e “estamos a começar a formatar os conteúdos. E é aqui que ele entra. Será, no entanto, depois um caminho que depois se vai moldando”consoante aquilo que o público gostar.

Leia mais
Manuel Luís Goucha faz revelação insólita sobre os pais: “Casaram às escondidas”

Texto: Ana Lúcia Sousa e Carla S. Rodrigues; Fotos: Reprodução redes sociais

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0