Nacional

Namorado da jovem em morte cerebral que deu à luz fala do filho pela primeira vez

29 Março, 2019

Bruno esteve sempre ao lado da jovem em morte cerebral que, apesar de clinicamente morta, foi mantida com sinais vitais para que o filho se desenvolvesse.

Bruno Sapolo falou pela primeira vez de SalvadorO bebé nasceu na madrugada desta quinta-feira com 1,6 quilos, às 31 semanas e seis dias de gestação, e está internado no Serviço de Neonatologia do Hospital de São João, no Porto. A mãe, Catarina Sequeira, está desde dezembro em morte cerebral, após um ataque de asma. Apesar de estar clinicamente morta, a equipa médica decidiu manter os seus sinais vitais para dar ao feto a oportunidade de se desenvolver.

«O bebé está bem. Peço que respeitem o meu silêncio (…) Sou o pai e, por isso, vou assumir a custódia do meu filho», disse o jovem, de 25 anos, em declarações ao Correio da Manhã.

Sapolo é militar e segurança noturno e, em maio de 2018, foi condecorado com uma medalha de bom comportamento militar. Acompanhou todo o processo e esteve ao lado da namorada e do filho durante os três últimos meses.

«Ele sempre quis ser pai»

Recorde-se que, na manhã desta quinta-feira, Maria de Fátima Branco, mãe da jovem canoísta, disse no programa de Cristina Ferreira, da SIC, que, apesar dos riscos, a família decidiu em conjunto seguir este caminho. «A Catarina era uma miúda independente e responsável e doeu-me muito ter que decidir o futuro dela e do filho», sublinhou. A decisão tomada teve sempre em conta o pai do bebé que «sempre quis viver a paternidade». «Foi mais a pensar no Bruno que nós tomámos esta decisão. Ele sempre quis ser pai», disse.

Este é um momento de muitas emoções para Maria de Fátima: «É uma mistura de sentimentos: revolta, amor e ódio». «Hoje é o dia da despedida da visão da Catarina, dela despedi-me no dia 26 de dezembro.»

O parto estava inicialmente previsto para esta sexta-feira, 29 de março, mas foi antecipado devido a algumas complicações. Enquanto esteve no programa, a mãe de Catarina Sequeira ainda não havia visto o bebé: «Primeiro tenho de deixar partir uma pessoa para receber outra. Tenho uma alegria amarga e não quero conhecer o meu neto com esta amargura».

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais; Fotos: Reprodução Facebook

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0