Nacional

Noémia Costa faz de irmã de Maria João Abreu em A Serra: “Não está a ser fácil”

12 Julho, 2021

Noémia Costa dá vida a Zezinha, mas a atriz não esconde que ponderou muito para aceitar substituir a amiga na novela e que até sonhou com ela.

Em breve Noémia Costa aparecerá n’A Serra como a irmã de Sãozinha, que fugiu da Fraga Pequena por amor ao circo e a um homem. A atriz entra na trama para substituir o percurso da personagem interpretada por Maria João Abreu, que morreu a 13 de maio na sequência de complicações de um aneurisma.

Noémia assume que ponderou muito para aceitar este desafio. “Tem sido difícil. Aceitei depois de ter pensado muito bem, com todos os sentimentos à mistura e porque estou a fazer mais três projetos. Mas nunca pensei que me ia custar tanto. Com a idade e obviamente depois ter tido perdas familiares, a minha mãe vai fazer dois anos que morreu, lidamos com a morte de forma diferente. Mas não está fácil fazer isto, especialmente quando gravamos na casa da Maria João”, explica a atriz durante umas gravações na Serra da Estrela.
Noémia Costa revela ainda que, no dia em que aceitou fazer parte deste projeto, algo extraordinário aconteceu.

Sonho revelador

“Nunca sonhei com o meu pai ou com a minha mãe e estou farta de pedir para sonhar com eles mas, no dia em que aceitei, sonhei com ela. A João aparecia-me no sonho, agarrava-me nas mãos e dizia-me ‘está tudo bem, eu estou bem’. Isso tranquiliza-me”, conta a atriz, revelando como foi a primeira vez que entrou nos cenários que pertenceram à malograda atriz.

“Como nos conhecemos desde miúdas, quando estamos a gravar e os meus olhos batem nas fotografias da João, tenho flashes de quando começámos. Quando entrei a primeira vez para gravar as cenas, fiquei destroçada. Todos nós sabemos que é isso que nos espera. Quando nascemos começamos a morrer, mas a saída da dela foi violentamente abrupta”, afirma.
Noémia Costa não via a novela regularmente, mas fez questão de acompanhar a estreia e conhecia as personagens. A atriz garante que foi muito bem recebida e que a energia da sua Zezinha a ajuda. “Quando chego à novela e eles (Laura Dutra, Ana Marta Ferreira e António Camelier que fazem de sobrinhos da atriz) me recebem foi muito bom”, conta para explicar que a carta de despedida da irmã que ia ler já não existe na história. “Toda a direção de projeto sabe que estamos a lidar com o lado humano, não vamos a estar a carregar e a pôr o dedo na ferida”, garante.

Despedida por videochamada

A atriz tinha estado a gravar Patrões Fora três dias antes do aneurisma de Maria João Abreu ter rebentado.

Noémia Costa recorda que, nessa altura, a amiga continuava a queixar-se com dores de cabeça. Quando recebeu a notícia do internamento acreditou que João iria dar a volta por cima. Mas tal não aconteceu.

“Sei que ela está em paz. Eu sou positiva acredito sempre que o amanhã vai ser melhor. Conhecia os filhos da Maria João desde pequenos. O Ricardo foi gravar connosco aos Patrões já depois da morte. Ele vai lá porque é irmão da personagem da Sofia Arruda e poderá continuar a ir. Foi mimado por toda a equipa. Não sou boa a exprimir sentimentos, há quem chore, eu prefiro ficar em silêncio e abraçar”.
A atriz admite que não se ter despedido de Maria João Abreu por estar em isolamento profilático, dificultou todo este processo. “A minha filha Joana e a minha irmã foram e fizeram uma videochamada quando… foi muito triste”, termina.

 

Leia ainda:

PATRÕES FORA REGRESSA COM “NOVO ELENCO” APÓS MORTE DE MARIA JOÃO ABREU

 

Texto: Ana Lúcia Sousa

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0