Nacional

Nos cuidados intensivos, Joana Longoria mostra filho pela primeira vez: “Já respira sem a máquina”

5 Abril, 2021

Joana Longoria foi diagnosticada com pré-eclâmpsia, uma complicação grave da gravidez que podem surgir durante a segunda metade da gestação

Joana Longoria abriu o coração dez dias depois de ter sido mãe pela primeira vez.  A ex-concorrente da “Casa dos Segredos”, da TVI, foi internada no passado dia 23 de março, após ter perdido sangue, e acabou por dar à luz António de urgência no dia 26 do mesmo mês. Agora, a jovem conta todos os detalhes.

O menino – cujo nascimento estava previsto para maio, nasceu às 31 semanas e, por isso, teve de ficar nos cuidados intensivos. “Não sabemos ainda quando vem para casa, vai depender de como estiver a evoluir! Graças a Deus está tudo no caminho certo. Já ganhou peso, já respira sem a máquina. Está um forte. Qualquer dia passa dos cuidados intensivos para os intermédios”, contou a jovem nas redes sociais.

“Inicilamente foi bastante doloroso e não falo da dor física, falo da psicológica. Foi um parto de urgência (cesariana) porque eu tive pré-eclâmpsia e graças a Deus foi no hospital e houve tempo para eu e o bebé ficássemos bem. Caso contrário poderia ter sido bem mais complicado. Não estava preparada para adormecer e acordar com um bebé, sem saber o que aconteceu, sem ver nada, sem puder falar com ninguém porque estava nos cuidados intensivos”, acrescentou.

E continuou: “Eu estava internada e acordei com uma enxaqueca horrível, não tinha tido nenhuma durante a gravidez! Entretanto levantei-me para ir tomar banho para ver se passava com a água quente, estava na casa de banho, rebentou qualquer coisa e comecei a sangrar imenso, puseram-me na maca e fui de urgência para o bloco e adormeci. As minhas tensões nunca sequer foram altas mas agora estou a controlar porque pelos vistos posso ficar hipertensa.”

Com o menino ainda no hospital, Joana confessa que os últimos dias não têm sido fáceis. “Nos primeiros dias chorei muito, ainda hoje às vezes estou a rir e depois a chorar. Mas o que me mentalizei foi: o meu bebé tem de estar lá, está a ser bem tratado e com todos os cuidados necessários! É uma coisa que eu não posso mudar. E eu tenho é que ficar bem para quando ele vier para casa cuidar dele”.

Pré-eclâmpsia: O que é?

pré-eclâmpsia é uma complicação da gravidez que se caracteriza por um quadro de hipertensão arterial e perdas de proteínas na urina. Outros sinais e sintomas podem incluir aumento súbito de peso, edema das mãos e pés, dificuldade em respirar, alterações na visão, náuseas, ou dores de cabeça. Em algumas pacientes, a pré-eclâmpsia também provoca lesão de órgãos como fígado, rim, pulmões e cérebro.

Leia ainda:

Joana Longoria. Ex-Casa dos Segredos já foi mãe após cesariana de urgência

Texto: Márcia Alves; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0