Nacional

Racismo. Mariza mostra fotos raras da família e recorda «preconceito»: «Todos nos olhavam»

4 Junho, 2020

A propósito da morte do afro-americano George Floyd, a fadista Mariza mostrou fotos da sua infância e família e contou que foi vítima de «preconceito».

O caso de George Floyd, o afroamericano de 46 anos que morreu após um polícia se ter ajoelhado sobre o seu pescoço, chocou os Estados Unidos e o mundo, levando muitos famosos a manifestarem-se contra o racismo. Mariza contou a sua história e partilhou imagens raras suas e da família.

«Sou filha de mãe mestiça moçambicana e pai branco português. Nasci em Moçambique. O meu pai, José Brandão Nunes, teve a coragem naquele tempo, há 53 anos, de se casar com uma mestiça, a minha mãe, Maria Isabel C.D dos Reis», começa por descrever.

A fadista recorda que veio para Portugal com a família quando tinha três anos. «Todos nos olhavam, pois éramos muito diferentes do que estavam habituados. Cresci com pessoas maravilhosas, mas também fui vítima, e a minha mãe mais, de muito preconceito», desbafa.

A intérprete de Gente da Minha Terra adiantou que «nunca» ensinou ao filho, Martim, de oito anos, «nada sobre raças. «Aliás, ele nem fala nisso, nem sabe o que é. Tudo tem a ver com a forma de educar, a alma e a mente», acrescenta.

Mariza diz-se «mestiça numa Lisboa lusófona, do mundo, mas tão portuguesa». «Os meus pais nunca me ensinaram a diferenciar ninguém pela cor, pela religião, fação política ou por ser rico ou pobre», confessa. «Aqui vos mostro um pouco da minha família, avó, pais… Aquilo que faz de mim quem eu sou. Sou mestiça  sim, com muito orgulho! Chamo-me… Mariza dos Reis Nunes», termina.

Veja as imagens na nossa galeria.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: DR
VEJA AINDA: 
Fadista Mariza está apaixonada e o novo namorado pertence ao Benfica
Conceição Queiroz chora em direto ao falar do caso George Floyd
Cristina Ferreira atacada e acusada de «apagar comentários»: «Só para ficar bem na fita»

Adquira a sua revista Maria online

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0