Nacional

ÚLTIMA HORA: Dolores Aveiro sofre AVC

3 Março, 2020

Dolores Aveiro sofreu um AVC na madrugada desta terça-feira, dia 3 de março.

Dolores Aveiro sofreu na madrugada desta terça-feira, dia 3 de março, um AVC. De acordo com a rádio 88.8 JM/FM, a mãe de Cristiano Ronaldo deu entrada no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, Madeira, pouco antes das 05h00.

Segundo o jornal regional JM Madeira, que cita a mesma fonte, o seu estado de saúde «inspira grandes cuidados».

A equipa médica terá feito uma intervenção onde utilizou uma técnica denominada trombectomia mecânica, de alta complexidade, que se revela muito eficaz na desobstrução de artérias. O JM Madeira afirma que a «intervenção decorreu de forma muito positiva».

Recorde-se que a mãe de Cristiano Ronaldo tem 65 anos.

Dolores Aveiro sofre AVC Isquémico

Um AVC Isquémico consiste na obstrução da artéria que impede a passagem de oxigénio para duas células cerebrais. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Cerca de um terço das pessoas recuperam toda ou a maior parte da capacidade funcional.

A realidade é que o AVC é uma doença evitável, mas não é só pelo seu diagnóstico que é necessário investir. É necessário adotar uma postura preventiva no combate aos fatores de risco, inclusive, existem casos em que as pequenas mudanças que podemos fazer nos nossos hábitos do dia-a-dia não são suficientes e é necessário recorrer a tratamentos para diminuir o risco acidentes cardiovasculares nestes doentes.

A cada segundo uma pessoa no mundo sofre de um acidente vascular cerebral (AVC), não surpreendendo, por isso, que o AVC seja a principal causa de morte em Portugal.

Mas porque é que acontece? Depende, sendo que há dois tipos de AVC: o isquémico e o hemorrágico. Contudo, os sintomas são semelhantes e os cinco mais comuns são:

  • Assimetria súbita da face
  • Perda súbita de força num braço ou numa perna
  • Fala estranha ou incompreensível
  • Perda súbita de visão em um ou ambos os olhos ou visão dupla
  • Dor de cabeça súbita e muito intensa

Leia aindaDolores Aveiro ensina Georgina a cozinhar e tenta estreitar relações com a nora

Texto: Márcia Alves com Filipa Rosa; Fotografias: reprodução redes sociais

 

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0