Notícias e TV

Por Ti: Afonso e Luísa aparecem no encontro entre Helena e Paulo e a médica fica sem chão

27 Maio, 2022

No episódio desta noite de Por Ti, SIC, Afonso e Luísa aparecem no encontro entre Helena e Paulo e a médica fica sem chão.

Esta noite novela Por Ti, SIC, Renata olha apreensiva para Eugénio e, a medo, aproxima-se da cabeceira. Fica a observá-lo em silêncio por um momento e que mais uma vez ele protegeu-a. Os olhos de Renata enchem-se de lágrimas, ainda que lute contra isso. A medo, faz uma carícia na mão de Eugénio e depois no rosto. Devagar, aproxima-se dele, com intenção de lhe falar ao ouvido. Diz-lhe que precisa dele. Já muito próxima do rosto dele, Renata beija-lhe os lábios com candura. Neste instante, Zé surge à porta, vindo do exterior. Vê o beijo, perplexo. Renata afasta-se, devagar sem dar por ele. Ficamos no espanto de Zé.

Zé apressado e em choque com o que acabou de ver no quarto de Eugénio, segue no corredor e choca com Mia. Zé afasta-se. Mia observa-o, apreensiva. Depois faz menção de avançar na direção do quarto de Eugénio, mas desta vez cruza-se com Renata, que vem de lá e que nunca chega a ver Zé. As duas provocam-se, Mia diz que veio em trabalho e que o sistema de saúde de Rio Meandro precisa de uma restruturação. Mia desconfia de Renata estar ali por causa de Eugénio, acha que, ou, lhe pesa a consciência ou não lhe dá jeito que Eugénio a denuncie quando acordar. Renata chama Mia de desequilibrada e avisa-a que não volta a acusá-la.

Helena pede ao filho que volte, mas Afonso não quer estar sempre a discutir com o pai e sabe que foi ela que insistiu com ele para ter vindo falar. Helena insiste que precisa do filho ao lado dela e Afonso pergunta se está tudo bem com ela, pois já viveu em Lisboa e Rio Meandro é uma aldeia pequena, vão encontrar-se muitas vezes. Convida a mãe para lanchar, mas Helena mente, diz que não pode lanchar porque tem uma reunião em Vila dos Passos.

Bernardo entra no quarto de Rita que fica estupefacta ao ver o pai de t-shirt, calções brancos curtinhos e ténis, estilo anos 80. Bernardo confronta-a com a fotografia dela abraçada a Simão, que saiu na entrevista. Rita esclarece que namoram e Bernardo diz que quem decide se ela assume um namoro publicamente é ele. Acha que duplas musicais de namorados desiludem os fãs. Diz que, ou acabam ou namoram em segredo. Rita não consegue levá-lo a sério vestido com aqueles calções que parecem slips e Bernardo suspira, frustrado.

Orlando vem de treinar e Isabel vem com roupa suja para lavar, diz-lhe para lhe dar a t-shirt transpirada. Fica a olhar para o tronco de Orlando e ele, incomodado, volta a vestir a t-shirt. Isabel fala com ele sobre o jantar com Miguel, ela gostava que Miguel tivesse fantasias com ela, por isso vive as fantasias da novela. Simão vem mostrar a entrevista que saiu sobre a sua banda.

Neca faz naperons na cela, ainda habituado a fazer os naperons escondido. Dulce manda-o fazer uma pausa e mostra-lhe o retrato robô que Zé lhe deu, mas Neca não o reconhece parecido com ninguém. Zé entra e vai buscar os a prova dos boxers, encontrados no quarto de Renata, diz-lhes que têm caso.

Mia vem do quarto de Eugénio e, ao cruzar o corredor, vê Afonso ao fundo, a chegar. Atrapalhada, o seu primeiro instinto é esconder-se atrás de uma maca que está no corredor, fingindo procurar alguma coisa no chão. Já Afonso, olha em volta procurando uma enfermeira. Segue na direção de Mia que continua escondida. Quando Afonso passa por ela, Mia desequilibra-se ligeiramente e faz mexer na maca que bate em Afonso. Ele surpreende-se e acaba por vê-la escondida de gatas. Ficam ambos constrangidos. Afonso explica-se porque está a viver no turismo, diz que discutiu com o pai pela causa de Mia, esclarece que não vive com Luísa e dá-lhe os parabéns pelo trabalho que está a fazer.

Rui fala com Tosso sobre a ideia de organizar um arraial, discutem pratos até que Tosso, sugere fazerem um cozido à portuguesa. Rui adora, depois disso ninguém se vai lembrar do almoço Mia. Adelaide fica triste ao ver a foto de Simão e Rita.

Paulo pede a Dieter o brinco de Helena, Dieter pergunta como fica Mónica nesta história e Paulo diz que precisa de perceber o que sente por Helena e que é mais forte do que ele. Dieter diz que não tem nada a ver com isso, mas acha que está a arranjar lenha para se queimar. Orlando entra na loja e aproxima-se de Mary que está a escolher cremes. Ele pede-lhe os seus serviços de terapeuta sexual para ajudar um amigo. Ela cede e diz que pode contar com a discrição dela.

Xana estaciona o táxi junto ao muro da casa de Dulce. Vê a lingerie estendida e tenta alcançar o muro, dando saltos, sem sucesso. Depois olha para a mala do táxi, a custo, tira as texanas e decide subir para cima da mala. Nesse momento Tó passa de mota. Xana ainda vira a cara, para fingir que não é ela, mas Tó pára de imediato ao reconhecer o táxi e a mãe. Xana pede-lhe ajuda para subir o muro e rouba um soutien. Tó vê o tamanho e pergunta de quem é, mas Xana não responde.

Bernardo vem ao gabinete da junta oferecer os serviços da banda de Rita e Simão para tocarem no arraial, consegue convencer Rui, mas diz que são 250€, acabando por baixar para os 150€.

Mónica comenta com Paulo a sua preocupação com Mia, acha que ela está a sofrer por Afonso estar praticamente a viver com Luísa. Paulo, incomodado, tenta mudar de assunto. Mia chega e conta aos pais que Rui vai fazer um arraial com cozido à portuguesa na aldeia velha. Diz que não vai fazer a desfeita de faltar ao arraial.

Afonso conta a Tó sobre o encontro que teve com Mia e como ela parecia que se estava a esconder, disse-lhe porque estava a viver no turismo. Tó goza com ele por namorar com uma e justificar-se a outra. Afonso fala da preocupação que sente com a mãe e como ela anda estranha.

Ofélia entra no salão e vê que está vazio. Decide roubar três frascos de verniz que guarda na mala. Armanda entra de dentro a tempo de vê-la guardar os vernizes, mas Ofélia não a vê. Aproxima-se de um secador, observa-o e tenta ver se cabe na mala, mas é surpreendida por Armanda que lhe tira o secador das mãos e os vernizes da mala. Chama-a de ladra. Ofélia diz que é por necessidade, a filha fez um mau negócio na venda da mercearia e quer conhecer o mundo. Diz que a filha não a deixa ir a lado nenhum com medo que passe mal por causa da anca. Ofélia pede para não dizer à filha que voltou a Rio Meandro.

Renata está sem paciência, assina os documentos que Nuno lhe pede. Dulce vem falar a sós com Renata e confronta-a com o beijo que Zé a viu dar a Eugénio. Renata, apanhada de surpresa mantem o depoimento dado anteriormente e diz que se trata da vida privada dela. Dulce diz que não anula o facto de haver uma investigação em curso e questiona se houve uma discussão passional.

Miguel estende um par de meias e uma camisa que acabou de lavar num banco da capela, quando vê Mary Louise entrar na capela. Mary fala sobre a ajuda que dá a pessoas que estão tristes porque perderam algo que as fazia feliz. Ele pergunta se falou com Isabel, mas ela mente e finge não saber quem é. Mary oferece-lhe os seus serviços deixando-lhe um cartão que ele deita para o lixo.

Luísa pergunta por Eugénio, Afonso diz que está na mesma e conta-lhe que se cruzou com Mia no hospital. Afonso quer dinamizar o rio e as paisagens para travar a barragem, diz que as entidades oficiais podem voltar atrás na concessão da barragem. Rui chega e convida-o para o cozido, mas Afonso nega o convite.

Bernardo diz a Rita e Simão que fechou um contrato por cinquenta euros para tocarem no arraial, dá uma nota de 20 euros para cada um e diz que ficou com 10 euros de comissão (quando na verdade ficou com 110 euros). Constança acha mal ele tirar comissão do primeiro concerto deles. Rita diz que não vão tocar num arraial. Constança afixa o retrato robô e goza a dizer que parece a avó dele. Bernardo fica em pânico.

Xana, perto do altar da capela, com o soutien que roubou na mão, olha em volta, mal-intencionada. Ouve Miguel e Isabel, que entram, vindos da sacristia, a conversar e esconde-se. Isabel vê-a, mas ela faz sinal para não falar enquanto se dirige para o confessionário. Miguel não se apercebe. Xana, sem o soutien na mão, faz sinais a Isabel para reposicionar Miguel de forma que Xana possa sair da igreja sem ser vista. A partir daqui, Isabel vai afastando Miguel do confessionário numa movimentação que parece mal coreografada. Isabel diz a Miguel que ele tem um bloqueio sexual para resolver e que Deus fez o homem e a mulher para se completarem, diariamente. Se ele não acredita nisso, nem vale a pena pensarem em recuperar o casamento. Isabel sai e Miguel vai ao cesto dos papéis procurar o cartão de Mary.

Simão entra na tasca a falar com Rita ao telemóvel, acha que devem atuar no arraial. Adelaide diz que ele só fala em Rita e mete-o a pensar ao dizer que não quer ser sua amiga. Simão fica triste e confuso.

Paulo apressado diz que vai buscar os morangos, Mia tinha lhe dito que ia amanhã e há morangos na loja, mas ele diz que fica já despachado. Mónica vem entusiasmada com notícia das sondagens a dizer que Mia está apenas a um ponto de Rui. Paulo dá-lhe os parabéns e sai. Mia fica com esperanças de que pode vencer.

Na estrada, Luísa e Afonso caminham ao lado das suas bicicletas e falam sobre Rui. Afonso diz-lhe que o que lhe irrita mais é o pai querer usá-lo na campanha. Afonso estranha ver o carro da mãe parado junto à estrada, pois ela disse-lhe que ia para Vila dos Passos. Aproximam-se e vêm que está trancado. Decidem descer em direção à beira-rio.

Nuno ri-se depois de ouvir Renata contar que a guarda pensa que ela tem um caso com Eugénio. Diz que teve de confirmar que andam próximos porque acharam estranho ela andar sempre no hospital. Renata não lhe conta sobre o beijo que viram. Renata diz que quer ter mais gente importante do lado dela, apenas o apoio de Rui não é suficiente.

Adelaide chorosa, está deitada sobre as pernas de Eugénio, que continua adormecido. Desabafa sobre Simão e nesse momento Eugénio mexe a mão. Está a despertar. Adelaide fica surpreendida.

Paulo estaciona ao lado do carro de Helena e desce para o rio. Afonso e Luísa vêm Helena de costas a admirar o rio. Helena vira-se para trás e fica tensa ao ver Afonso e Luísa a aproximarem-se. Afonso pergunta o que está a ali a fazer porque tinha dito que tinha uma reunião em Vila dos Passos. Helena vê Paulo, ao longe, a vir na direção deles. Afonso e Luísa estão de costas e não vêm Paulo.

Recorde aqui o episódio anterior de Por Ti

Texto e Fotos: Divulgação SIC

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0