Notícias e TV

Quero é Viver: Ana revela às filhas que tem Alzheimer e deixa-as em choque

12 Novembro, 2022

Em Quero é Viver, a ex-mulher de Sérgio reúne a família e informa que sofre de demência e que a evolução tem sido vertiginosa. O choque é geral.

Brevemente em Quero é Viver, Natália, Gabriel, Irene, Rodrigo, Maria, Zé Luís, Olga, Santiago, Graça, Matias e Tomás estão reunidos, a pedido de Ana. Sérgio está sentado ao seu lado. O ambiente é de tensão. Ana decide com alguma apreensão dar início à conversa pelo motivo pelo qual decidiu reunir toda a família. “Não podia adiar mais esta conversa”, começa.

Maria é a primeira das filhas a começar a ficar impaciente. “Está a deixar-me muito nervosa, mãe”, confessa. “Tem a ver com o facto de se ter perdido na serra?”, questiona Olga, algo curiosa.

Quero é Viver: “Queres que seja eu a dizer?”

A mãe assente. “Sim.” Ana procura força no olhar de Sérgio. Natália capta esse momento e constata: “E o pai já sabe.” Irene pede que a deixem falar. Sérgio olha para a ex-mulher, como que a dar-lhe coragem. “Vá lá, Nininha. Queres que seja eu a dizer?”, sugere o dono da empresa de publicidade. Graça benze-se e Ana retira o seu tablet de dentro da carteira, que estava por ali pousada. “O que é que é isso, mãe?”, questiona Irene, surpreendida.

“A par do vosso pai, este aparelho tem sido o meu grande apoio”, revela ela, ao olhar de novo para Sérgio.
A ex-mulher de Frederico interrompe. “Eu não disse? O pai já sabe.” Já Matias pergunta: “Os jogos distraem-na, é isso, avó?” Ela esboça um ligeiro riso e nega. “Não, querido. É uma aplicação que aqui tenho, que grava tudo o que eu digo, tudo o que é importante ser registado.” A mulher de Zé Luís continua impaciente. “Ai, mãe… Não estou a entender nada. E por que é que precisa do tablet agora?”, questiona. “Para gravar tudo o que vos disser. Porque é possível que amanhã já não me lembre que tive esta conversa convosco…”, justifica Ana.

Quero é Viver: “Estou na fase inicial”

Ao saber que a revelação está quase a chegar, a mãe de Olga fica com o riso muito nervoso. Todos revelam um ar alarmado. Sérgio pega na mão de Ana e faz-lhe um sinal para prosseguir. “Há cerca de… (tenta lembrar-se) Estão a ver? (riso nervoso) Esqueço-me.” Ela olha para o ex-marido, desesperada, como se procurasse auxílio para recordar a data. “Oito meses, mais ou menos”, ajuda ele. Após um longo suspiro, Ana olha para as filhas e revela: “Foi-me diagnosticado Alzheimer. Estou na fase inicial, mas a evolução pode ser vertiginosa.” O choque é geral. Maria, Natália, Olga e Irene aproximam-se da mãe e abraçam-na. Natália é a mais emotiva, pois não consegue esconder as lágrimas, que caem no rosto.

Aproveitar a vida

Após revelar às filhas que sofre de Alzheimer, Ana só quer viver ao máximo o tempo que ainda lhe resta, antes que a doença ganhe cada vez mais terreno. Assim, quando Sérgio lhe diz que podiam aproveitar o facto de estarem sozinhos para irem fazer amor, ela afirma-lhe de sorriso maroto ter outra ideia em mente. Pouco depois, os dois estão nus, a apanhar sol, mas ele continua a dizer a Ana que acha aquilo muito parado. Ela sugere que vão dar uma volta no carro descapotável, todos nus. Sérgio conduz, entusiasmado, o carro.

Texto: Mário Rui Santos; Fotos: Divulgação TVI

Leia ainda: Novela Quero é Viver nomeada para os prémios Rose D´Or 2022

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0