Nacional

Sofia Arruda pinta o cabelo grávida e levanta a dúvida: é seguro ou não? Joana Diniz diz que não!

5 Julho, 2019

Sofia Arruda pintou o cabelo mesmo grávida e levantou a dúvida: é seguro ou não? Joana Diniz diz que não. Saiba o que dizem os especialistas.

Prestes a ser mãe pela primeira vez, a atriz Sofia Arruda não quer abdicar dos cuidados com a imagem e decidiu atualizar a sua cor de cabelo para uma tonalidade mais clara, mesmo estando grávida.

A opção de pintar o cabelo durante a gravidez é uma questão controversa e ainda gera algumas dúvidas. Joana Diniz, por exemplo, ex concorrente da Casa dos Segredos e cabeleireira de profissão, defende que é «proibido».

A ex concorrente do reality show da TVI publicou na secção de stories da sua página de Instagram uma mensagem de alerta aos seguidores sobre os eventuais perigos da coloração na gravidez. «Para quem está à espera de bebé ou a amamentar é proibido utilizar qualquer químico no cabelo, como por exemplo, pintar», escreveu, ressalvando, contudo, que esta e apenas a sua «opinião enquanto profissional» e que «cada um faz o que quiser».

A coloração do cabelo é um dos tratamentos desaconselhados por alguns especialistas durante a gravidez, devido à composição química presente nestes produtos que entram em contacto com o couro cabeludo e podem afetar o desenvolvimento do bebé.  No entanto, de acordo com vários estudos internacionais, os efeitos da coloração dependem da fase da gestação.

Após as 12 semanas, os especialistas asseguram que já não há riscos. Já fora deste «período de risco», Sofia Arruda decidiu esclarecer os seguidores sobre uma das crenças populares sobre a  gravidez mais comuns e antigas, dando o próprio exemplo.

«Ontem fui dar uma luz ao meu cabelo», revelou a atriz na secção dos Stories da sua página de Instagram, esta quinta-feira, dia 4 de julho. «Não fazia cor no meu cabelo há mais de um ano. Decidi aclarar um bocadinho agora para o verão», justificou.

Afinal, é seguro ou não?

A maioria dos estudo científicos realizados mostra que é seguro pintar o cabelo durante a gravidez. De acordo com o site do National Health Service (NHS) de Inglaterra, «a composição química das tintas de coloração para o cabelo, permanentes e semipermanentes, não é considerada altamente tóxica».

Vários estudos internacionais já provaram que «doses muito altas de produtos químicos em tintas de coloração podem ser perigosas. No entanto, «a quantidade de substâncias químicas presente nas colorações de cabelo é muito baixa», explica o NHS.

A maioria dos especialistas recomenda esperar até às primeiras 12 semanas de gestação, isto é, até ao primeiro trimestre, «quando o risco de as substâncias químicas prejudicarem o bebé é muito menor», lê-se ainda no site desenvolvido pelo Department of Health & Social Care do Reino Unido.

Cuidados a seguir

Mesmo após o terceiro trimestre de gestação, há cuidados a seguir, se optar por pintar o cabelo. Estes são os conselhos do National Health Service:

  • Prefira uma coloração semipermanente ou de composição vegetal. Estas opções podem ser menos agressivas.
  • Para reduzir ainda mais o risco, pode optar por pintar apenas alguns fios de cabelo. Desta forma, os químicos são absorvidos apenas pelo cabelo e não pelo couro cabeludo ou corrente sanguínea.
  • Se optar por pintar o cabelo em casa, use luvas para aplicar a tinta no cabelo, deixe atuar a tinta durante o mínimo de tempo possível recomendado e lave o couro cabeludo, logo após a aplicação da tinta.
  • Lembre-se que a gravidez pode afetar a condição «normal» do cabelo. O cabelo pode, por exemplo, reagir de forma diferente à coloração, já que este pode tornar-se mais ou menos absorvente.
  • Antes de aplicar a tinta no cabelo, em casa ou no salão de cabeleireiro, experimente primeiro colocar a tinta em contacto com a sua pele durante alguns minutos (na zona do antebraço, por exemplo) para testar eventuais reações alérgicas.
Veja ainda: Ameaça de parto obriga Sofia Arruda a repouso total
Texto: Sofia Santos Cardoso; Fotos e Vídeo: Reprodução Instagram

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0