Notícias e TV

“Tu és minha irmã”: Tiago descobre que Maria é Sara ao vê-la às portas da morte em Sangue Oculto

8 Janeiro, 2023

Em Sangue Oculto, Maria é operada e precisa de uma transfusão. É aqui que Tiago descobre que são irmãos e que ela é Sara, a irmã que procura há anos.

A vida de Tiago está prestes a sofrer uma reviravolta em Sangue Oculto, da SIC. O dono do bar T era ainda adolescente quando a sua irmã desapareceu do berçário do hospital. A mãe morreu sem saber o paradeiro da filha e o namorado de Carolina nunca desistiu de a encontrar. Depois de ter sido enganado por uma mulher, que se fez passar por Sara, e de Alberto ter confessado antes de morrer que ela estava mais perto do que ele pensava, o sobrinho de Almeno descobre, finalmente, a verdadeira mana.

Operada de urgência

Tudo acontece quando Maria sofre um acidente na praia, ao ser atacada por um tubarão. Tiago corre para o mar para salvá-la. Ao chegar ao areal, Carolina e Pedro prestam-lhe os primeiros socorros e pedem para chamar uma ambulância. Já no hospital, o filho de Remédios destapa o ferimento e olha preocupado para o patrão da jovem. Vasco pede à filha de Teresa que saia dali, pois já não é enfermeira, e dá a mesma ordem a Tiago, que permanece no local. Também Nana, ao saber do sucedido, dirige-se à unidade de saúde. “A minha filha?! Era só o que me faltava, primeiro a pobreza, agora dramas de filmes dos anos 80!”, diz, histérica, agarrando-se a Pedro, a pedir-lhe para os médicos a salvarem. Tiago sugere que ela se acalme, mas a mulher vira-se contra ele.

“Quem é que a enfiou num mar cheio de bichos? Aposto que foi você!”, acusa, sem meias-palavras, acrescentando: “Eu amo aquela menina como se fosse a última pepita de ouro à face da Terra!”. Nessa altura, Pedro conta-lhe que a ferida não é grande, mas atingiu o baço, razão pela qual terá de ser operada. Patrícia, às escondidas, ouve tudo e fica com os olhos cheios de lágrimas.

Durante a cirurgia, César mostra-se nervoso e deixa cair um clipe. Cá fora, Mário está impaciente com a demora da operação e anseia pelo momento em que o pai lhe diga que correu tudo bem. “A Maria está estável e, se o pós-operatório correr bem, vai ficar boa num instante”, comunica o médico, abraçando-se ao filho.

Teste de ADN

No entanto, na manhã seguinte, o estado da jovem agrava-se. César informa Nana de que a filha precisa de uma transfusão sanguínea. A amiga de Carmo diz desconhecer o tipo de sangue de Maria, alegando que ela sempre teve uma saúde de ferro. Tiago tenta saber o que aconteceu, mas o tio apressa-se a fazer análises. Quando chegam os resultados, Vasco informa o colega que não sabe como vão salvar a rapariga, uma vez que não têm stock do tipo de sangue no hospital.

O cirurgião chama Tiago com urgência: “Tens de dar sangue. A Maria tem golden blood (RH nulo, também chamado de sangue dourado) como tu”. O empresário fica chocado, pois pensava que era o único caso em Portugal. Minutos depois, Vasco espeta o cateter e Tiago fica de olhos postos em Maria.

“O meu tio sentou-me quando eu tinha dez anos e explicou-me que eu tinha o poder de salvar muitas vidas, mas que ninguém me podia salvar a mim”, lembrando que o hospital chegou a ter vários depósitos com as suas doações. “Como é possível que esta miúda, caída de paraquedas lá no bar, tenha o mesmo tipo de sangue do que eu?”, atira.

Já Nelson salienta que Maria é uma mulher de sorte. O primo afirma que é quase como ganhar o Euromilhões, a não ser que seja hereditário. “A mãe da Maria foi uma das pacientes do Alberto e ela nasceu no mesmo ano que a minha irmã”, argumenta Tiago, referindo ainda que Nana se recusou a falar com ele na altura em que andaram a investigar.

“É estranho, mas não quer dizer que ela seja tua irmã. Não te iludas”, pede a namorada. Mais tarde, César conversa com Nana sobre o problema da filha, informando-a de que a sua condição genética pode ser fatal, por não haver dadores. A sua sorte foi ser salva por Tiago, mas não é bom ficar dependente dele, pelo que deve fazer uma colheita do próprio sangue. Entretanto, o sobrinho de Almeno vai ao quarto onde se encontra Maria e rouba-lhe a escova do cabelo. Ela abre os olhos e sorri, enquanto ele fica fixado no seu rosto.

Tiago em lágrimas

Na manhã seguinte, Tiago recebe um e-mail e sai a correr para o hospital. Ao vê-lo, Maria agradece-lhe por ele a ter salvado e promete ser para sempre sua empregada. “Encontrei-te. Tu és a Sara, a minha irmã”, afirma o dono do bar T, entre lágrimas. Em choque, a filha de Nana diz-lhe que ele está enganado. O patrão conta-lhe que fez um teste de ADN. “És a pessoa que eu passei a vida à procura.”

De repente, chega Nana. O namorado de Carol mostra-lhe o e-mail que comprova que ele e Maria são irmãos. A mulher fica abalada, mas reage: “Como é que pode dizer tamanha palermice? Eu lembrar-me-ia se tivesse dado à luz tamanho troglodita…”. Irritado, Tiago não percebe como é que a mãe dele ficou sem a filha. Nana expulsa-o do quarto. “Já se esqueceu do detalhe em que me falou de um parto que nunca existiu?! De me ter dito que se compadecia da minha dor, mas que não podia fazer nada?”, questiona ele, deixando a amiga de João desesperada. A jovem pede-lhe para deixar a mãe. “O teu nome é Sara e a tua mãe verdadeira morreu de desgosto.”

Nana defende que ele falsificou o teste de ADN. Porém, quando a filha afirma estar disposta a repetir o exame, a impostora desaba em lágrimas.

A verdadeira história em Sangue Oculto

Perante o sucedido, Nana vê-se forçada a contar a verdade sobre o seu passado. Começa por revelar a Maria que teve uma filha antes dela, mas já nasceu morta. O marido, ao ver o seu sofrimento, apareceu um dia com uma menina nos braços, acompanhado por Alberto, e disse que podia ser dela. “Eu não quis saber de nada, porque assim que lhe peguei ao colo aquela dor infernal parou”, confessa, emocionada. “Vi em si a oportunidade de um amor para a vida toda. Era tão fácil amá-la.”

Texto: Carla S. Rodrigues; Fotos: Divulgação SIC
Leia ainda: Sangue Oculto: Nelson apanha Bárbara e Guilherme no elevador e fica em choque

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0