Nacional

Vanessa Martins denuncia pressão de venda de produtos de beleza na autoestima das mulheres

12 Agosto, 2019

«Não cedam à pressão das redes sociais. (...) A beleza é algo único em cada uma de nós. Esse é o nosso poder. Sermos únicas e lindas»

Vanessa Martins decidiu colocar o dedo na ferida e alertar os seus mais de 530 mil seguidores para os perigos dos tutoriais de maquilhagem e da divulgação de «marcas e produtos» de beleza. A empresária explica que, atualmente, há influencers que usam as redes sociais para incentivar «ao uso de make up» quando, na verdade, elas mesmas, «se calhar, nem usam aquilo tudo».

«Com esta época de férias, tenho apanhado imensas pessoas a fazer um relato de todos os cremes que usam no verão», começa por dizer num conjunto de Instastories, admitindo que ver a quantidade de produtos empregados por muitas «meninas que segue» online também a fazem questionar se está a ser, «realmente, uma mulher como deve ser». «Também me ponho em causa (…) e o meu pensamento começa a ceder. (…) Começo a sentir que não estou a cuidar de mim, que não uso os cremes suficientes para a minha pele», desabafa Vanessa, de 33 anos.

«Não estou a usar pestanas, não estou a usar unhas de gel, não estou a usar milhares de produtos para a minha pele, para o meu cabelo, para o meu corpo, para tudo, e não me maquilho todos os dias. Será que estou errada? Não!»

A mulher de Marco Costa, de 29, garante que consegue travar o «impulso», que é «sem nada no rosto» que mais gosta de se ver e que usa apenas «um creme» e pouca maquilhagem. Conta ainda que parte de quem se depara com a divulgação de marcas e produtos nas redes sociais aprender a «colocar as coisas na balança».

Leia ainda: Vanessa Martins assume problemas no casamento: «Há dias em que finjo não o conhecer»

«É preciso pensar: ‘Se calhar não preciso usar todos os cremes. Se calhar basta usar um. Depois, quando acabar este, uso outro, e não há nada de errado comigo», relata. «É possível ser bonita naturalmente e ser bonita de cara lavada. Isto é que é a vida real», sublinha.

«Não cedam à pressão das redes sociais. (…) A beleza é algo único em cada uma de nós. Esse é o nosso poder. Sermos únicas e lindas»

«Está sempre tudo bem»

E as mulheres que preferem maquilhar-se diariamente e usar «dez mil cremes na cara, no cabelo e no corpo»? Isso está errado? «Não. Está sempre tudo bem», responde.

Ainda assim, deixa o aviso: «Quando acham que não se pode ir passar o cão à rua sem maquilhagem, isso passa a ser muito grave. Não há mal em usar maquilhagem. O mal é uma mulher achar que não é bonita sem ela», acrescenta.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: reprodução redes sociais

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0