Notícias em Destaque

Morreu Eduardo Lourenço. Tinha 97 anos (ÚLTIMA HORA)

1 Dezembro, 2020

Eduardo Lourenço

O ensaísta Eduardo Lourenço, de 97 anos, morreu esta terça-feira. Professor, filósofo, escritor, crítico literário e interventor cívico.

O ensaísta Eduardo Lourenço, de 97 anos, morreu esta terça-feira, 1 de dezembro, em Lisboa. A notícia foi avançada pela agência Lusa. Professor, filósofo, escritor, crítico literário, ensaísta, interventor cívico, várias vezes distinguido, foi um dos pensadores mais proeminentes da cultura portuguesa.

Assinou ensaios polémicos como Presença ou a Contra-Revolução do Modernismo Português? n’O Comércio do Porto, ou um particular estudo sobre o neorrealismo intitulado Sentido e Forma da Poesia Neo-Realista. A perspectiva de Lourenço influenciou outros autores, como, por exemplo, Eduardo Prado Coelho.

Foi conselheiro cultural junto da Embaixada Portuguesa em Roma, até 1991. Ocupou o cargo de administrador (não executivo) da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, foi um dos principais signatários do Manifesto em Defesa da Língua Portuguesa Contra o Acordo Ortográfico de 1990 e a 7 de Abril de 2016 tomou posse como Conselheiro de Estado, designado pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Em seu nome tem o Prémio Eduardo Lourenço, criado pelo Centro de Estudos Ibéricos, atribuído desde 2005 e destinado a agraciar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, da cidadania e da cooperação ibéricas.

A 28 de novembro de 2015 foi criada pela Câmara Municipal de Coimbra a Sala Eduardo Lourenço, na Casa da Escrita, destinada a albergar cerca de 3000 livros.

“Não posso deixar de lamentar profundamente a morte de Eduardo Lourenço, uma das mentes mais brilhantes deste país. Eduardo Lourenço foi um pensador, arguto e sensível como poucos e incansável combatente do caos dos dias.” escreveu no Twitter Graça Fonseca, Ministra da Cultura.

 

Conheça a atualidade informativa no Portal de Notícias Impala.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0