Saúde e Bem-Estar

9 passos para perder peso de forma saudável e definitiva!

7 Dezembro, 2019

Quer mudar de vida no próximo ano e quer perder os quilos que tem a mais, mas está farta de dietas iôiô. Descubra aqui como perder peso de forma saudável e definitiva.

Este ano é que é! Vou mudar de vida. Estas são duas frases bastante repetidas nesta altura em que nos preparamos para receber um novo ano… Pois, é nesta altura que muitas pessoas prometem perder os indesejáveis quilos a mais.

Em muitos casos, existe a tentação de ceder às dietas drásticas que prometem resultados em pouco tempo mas não é disso que vamos falar. Até porque uma dieta saudável vai levar o seu tempo.

Se está mentalizada para isso e quer perder peso de forma saudável, fique a conhecer os 9 passos a seguir.

1 – Não ter fome

Pode parecer um contrassenso, mas não é. Para perder peso precisas de comer. Não acredite na ideia de que cortar com tudo e comer de forma muito espaçada é a solução. Comer de 3 em três horas é uma regra básica. Na hora de comer, principalmente fora das refeições principais, opte por alimentos saudáveis. Até porque existem diversas opções como peças e papas de fruta e iogurtes que facilmente pode guardar em qualquer lado.

2 – Moderação à mesa

Não precisa de cortar radicalmente com os alimentos de que mais gosta. Desde que se lembre de uma palavra: moderação. Se não resiste a chocolate, não precisa de comer uma tablete de uma só vez. Opte por chocolates com alta percentagem de cacau. A moderação também deve imperar nas refeições principais.

3 – Não ignorar o pequeno-almoço

Muitas pessoas saltam o pequeno-almoço. O que é um erro. Não é por acaso que se diz que é a refeição mais importante do dia. Se tem o hábito de saltar esta refeição, está a fazer com que o corpo passe a armazenar gorduras.

4 – Cuidado com o que come à noite

«Pequeno-almoço de rei, almoço de príncipe e jantar de pobre» é uma frase que ainda se vai ouvindo ocasionalmente. E que faz todo o sentido. Se seguir o primeiro conselho verá que deixa de sentir a necessidade de comer em exagero pouco tempo antes de se ir deitar.

5 – Escolhas saudáveis

No momento de comer, opte por opções saudáveis. Carnes brancas e peixes são boas opções. Dê prioridade aos grelhados e evite os fritos. São ideias que todos conhecem mas que na realidade poucos cumprem.

6 – Mastigue lentamente

O nosso cérebro demora aproximadamente 15 minutos a processar a informação de que já estás saciado. Se come muito depressa vai ficar com a sensação de que está muito cheia. Mastigando lentamente irá comer menos, ficando igualmente saciada.

7 – Muita água

É um dos conselhos mais básicos de todos e um dos mais ignorados. Deve beber, pelo menos, 1,5 litros por dia. A água dá-lhe a sensação de que está saciada ao mesmo tempo que acelera o metabolismo.

8 – O famoso exercício físico

Os hábitos saudáveis não se devem ficar apenas pela alimentação. O exercício físico é igualmente importante. Faça 30 minutos de exercício por dia. Pode começar pelas caminhadas ou escolha um desporto de que goste mais. Se não pratica desporto há muito, não se esqueça de fazer uma avaliação física.

9 – Mentalize-se para o que aí vem

Deve estar consciente de que este processo será demorado. Mas bastante saudável. Enquanto vai cumprindo estes passos vai também ganhando hábitos para a vida. Uma das grandes vantagens em comparação com as dietas loucas.

Veja também: Saiba como perder peso sem fazer dieta para o resto da vida!
Texto: Redação Maria | Fotos: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top