Saúde e Bem-Estar

Alergia ao frio: saiba aqui quais os sintomas e como proteger a sua pele

23 Janeiro, 2023

Alergia ao frio

O frio afeta a pele e fazem com que a produção de gordura seja reduzida, tornando-a propensa a problemas dermatológicos.

A chegada do frio traz consigo alguns problemas dermatológicos, como secura, descamação ou comichão. A hidratação pode resolver muitos problemas de pele, mas quando o problema aumenta é necessário consultar um dermatologista, pois em alguns casos pode existir urticária ao frio, também conhecida como alergia ao frio.

Esta é uma condição que pode requerer tratamento médico, pelo que deve consultar um especialista. Porém, primeiro que tudo, deve saber o que fazer para proteger a sua pele. Esta forma uma barreira que nos protege das agressões climáticas. Porém, às vezes não é suficiente e devemos reforçar essa proteção, cuidando da nossa derme.

Prevenção total para a alergia ao frio

Aplique sempre um creme hidratante facial, outro para as mãos e um protetor labial, para manter a pele bem protegida. No rosto deve usar um creme protetor solar, mesmo sendo inverno. A pele do dorso das mãos é muito delicada, pois não contém glândulas sebáceas, e deve ser mais cuidada. Também delicada é a pele da região labial. As mudanças climáticas afetam-na diretamente. Assim, a melhor opção para proteger os lábios é mantê-los hidratados. De igual forma, não podemos esquecer do resto do corpo, que sofre com as baixas temperaturas e tende a secar mais.

Aplicação de cosméticos naturais

Protegem, nutrem e hidratam. Além disso, existem cosméticos calmantes que possuem ingredientes direcionados para aquelas pessoas que têm a pele mais sensível ou que já sofrem de algum tipo de alteração. Especificamente, os tipos de ingredientes que podem ser encontrados são óleos vegetais, ceras, glicerina, ácido hialurónico, ureia, ceramidas e vitaminas, entre outros.

Exfoliação da pele

Ao fazê-lo com partículas suaves que não agridem a derme, serão eliminadas as células mortas que nela se acumulam. Através deste processo, a pele terá uma aparência melhor e aumentará os benefícios dos produtos cosméticos aplicados. Da mesma forma, é fundamental lembrar que a frequência da exfoliação depende de cada área e do tipo de pele de cada pessoa.

Siga uma dieta saudável

A contribuição de nutrientes através de uma dieta que incorpore vegetais e frutos gerará grandes benefícios, pois esses alimentos fornecem vitaminas, minerais e componentes fitoquímicos muito favoráveis ​​para a pele. Além do seu papel nutricional, muitos componentes atuam como antioxidantes. Consequentemente, evitam danos infligidos por fatores externos, como o frio. Da mesma forma, a ingestão diária de água aumenta a hidratação da pele em todas as estações do ano.

Pratique exercício físico

O desporto produz suor, portanto, as toxinas acumuladas na superfície da pele são mais facilmente eliminadas. Também está envolvido na renovação celular e no fluxo sanguíneo.

Sintomas de alergia ao frio e comportamentos a ter

A alergia ao frio manifesta-se com comichão, vermelhidão, urticária e inchaço da pele após a exposição a baixas temperaturas. Normalmente, aparece em áreas do corpo expostas ao frio (mãos, rosto…), embora às vezes seja generalizada. Nesses casos,
é necessário ir a um alergologista para saber se realmente é esse tipo de alergia.

Recomenda-se a esses pacientes que se protejam do frio, limitem as atividades ao ar livre em dias frios ou ventosos e que não ingiram alimentos ou bebidas frias. Aconselha-se que evitem atividades aquáticas, que são conhecidas como facilitadoras da anafilaxia, no caso se as exposições forem prolongadas.

Leia ainda: Saiba como proteger a sua pele do frio

Texto: Mário Rui Santos

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0