Saúde e Bem-Estar

Cuidados imprescindíveis que deve ter com a vagina durante o verão

28 Junho, 2020

cirurgia Branqueamento vaginal

Nesta altura do ano, o calor, o suor, viajar ou nadar podem causar desconfortos vaginais. Siga os nossos conselhos para desfrutar destes meses sem preocupações.

A chegada da época mais quente do ano é motivo de alegria para todas nós: muito sol, praia e piscina. Por outro lado, é preciso redobrar os cuidados com a nossa zona íntima, porque as temperaturas mais quentes e as atividades que costumamos fazer nesta altura propiciam o surgimento de problemas ginecológicos que podem significar um balde de água fria nestes meses.

Troque o biquíni molhado

O clima quente é perfeito para a proliferação de bactérias e fungos na região íntima. Assim, se qualquer outro fator aparecer nesse momento, a hipótese desses agentes se acumularem nessa zona é maior. Por isso, mantenha a área sempre seca e evite passar muito tempo com um biquíni molhado. Se desfrutou da tarde na praia ou na piscina e depois não vai voltar para casa, leve uma cueca seca de algodão para a trocar por aquela peça húmida.

Aposte na roupa de algodão

É a mais apropriada. Assim como ficar com o biquíni molhado por muito tempo, alguns outros fatores podem provocar o acúmulo de bactérias e propiciar infeções, como a candidíase. E o tecido da roupa pode intensificar esse problema.

Por isso, prefira vestuário mais solto, como saias e vestidos de algodão. Essas peças não deixam a região abafada, permitindo a circulação do ar. Calças skinny, leggings e roupa apertada são prejudiciais durante os dias quentes. Um outro fator para ficar atenta é no tecido da cuequinha. A de algodão é a mais indicada pelos ginecologistas por também permitir que a virilha permaneça arejada.

Diminua o risco de infeção

Se passa a maioria das suas horas de trabalho sentada a uma secretária, e se tiver uma longa viagem ou pensar em viajar, lembre-se que ficar sentada durante horas não causa apenas dor nas costas e nos ombros, mas aumenta também o risco de infeções vaginais fúngicas (candidíase).

Ao sentar-se numa posição, a sua área íntima aquece, a circulação de ar é reduzida e a hidratação aumenta. Áreas húmidas e quentes, com fraca circulação de ar, são perfeitas para os micróbios se desenvolverem e causarem infeção.

Não se depile todos os dias

Durante o verão, depilamo-nos mais frequentemente do que no inverno, e algumas vezes vamos longe demais no que toca a tentarmos ter uma pele macia. Isto pode resultar em irritação e prurido. Para prevenir isto, não se depile todos os dias, para permitir que a pele recupere. Hidrate a cútis antes da depilação e aplique depois um produto natural calmante.

Use produtos naturais

Vai de férias e está a tentar guardar algum espaço na mala de viagem? Pode excluir alguns cosméticos que lhe retiram bastante espaço. Contudo, deixar o seu produto de higiene íntima e trocar por um sabão regular ou banho de espuma pode causar-lhe problemas. Detergentes agressivos podem danificar facilmente a superfície da camada da pele íntima sensível, perturbando o valor do pH e causando irritação. Use apenas água ou leve um produto natural e suave, que tenha o pH apropriado para a área íntima.

Sinta-se sempre fresca

Nesta altura em que as viagens são mais frequentes, leve consigo um conjunto de toalhitas íntimas suaves que sejam preferencialmente biodegradáveis – isto irá permitir que mantenha a higiene e a sensação de frescura onde quer que esteja, até mesmo quando não tem acesso a um chuveiro.

E lembre-se…

Neste período de maior calor, os tampões e os pensos diários devem ser mudados, pelo menos, de três em três horas.

Texto: Mário Rui Santos

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0