Saúde e Bem-Estar

Cuidar do filho com massagens: Ótima maneira de aproximar pai e filho

21 Março, 2022

Massagens

Feita com regularidade, esta prática é uma ótima maneira de aproximar pai e filho durante um momento relaxante e de proximidade para os dois.

É inquestionável que os pais que fazem massagens ao filho tendem a ter uma ligação maior com ele e, com frequência, são também mais envolvidos em outros aspetos do quotidiano, como a hora do banho ou da brincadeira.

Nas primeiras semanas de vida, o bebé passa grande parte do tempo com a mãe e é por isso natural que, por vezes, o pai possa sentir-se um pouco excluído, sem saber ao certo qual o seu papel nesta nova relação.  A realidade é que a figura paterna é fundamental no equilíbrio da família e deve também fazer parte dos cuidados diários do bebé. Cuidar do filho vai deixá-lo mais confiante e motivado, sendo também a melhor forma de reforçar o vínculo entre ambos.

E a massagem é o momento perfeito para incentivar essa ligação! Além de todos os benefícios físicos e emocionais que tem para o bebé, a massagem reforça também o vínculo, criando um elo tão importante para ambos. O tempo que o pai lhe dedica vai transmitir uma sensação de confiança, carinho e segurança, permitindo ao bebé vê-lo também como alguém que cuida e que o ama.

Níveis de stress mais baixos

Os bebés que são massajados pelos pais acabam por se conectar ainda mais a eles. Como? Quando um contacto físico é prazeroso para o bebé, ele mostra-se alegre sempre que é repetido, reagindo com sorrisos, bracinhos estendidos e muita “conversa” com o progenitor.

Importante para o pai é também não deixar que nenhum tipo de receio de não saber como massajar o bebé ou ter medo de o aleijar o iniba de praticar esse hábito. Existem cursos de massagens dados por profissionais especializados, online ou presenciais, e é possível pedir orientação ao pediatra do seu filho. Estudos já demonstraram que pais que fazem massagens aos filhos apegam-se mais e apresentam até níveis de stress mais baixos. É ainda uma forma única de acompanhar as mudanças no desenvolvimento tão rápido da criança.

Para o bebé

◗ Fortalece o sistema imunitário;
◗ Estimula a coordenação motora e os sentidos;
◗ Previne e alivia cólicas, obstipação e outros mal-estares;
◗ Relaxa, permitindo a normalização dos padrões de sono;
◗ Favorece o sentimento de confiança e amor, desenvolvendo a autoestima.

Para os pais

◗ Melhora a capacidade de interpretar os sinais dados pelo bebé;
◗ Promove a intimidade e a cumplicidade entre ambos;
◗ Fortalece a relação pais/filho;
◗ Tranquiliza-os quanto ao seu desempenho parental;
◗ Empodera-os nos cuidados diários ao bebé.

 

Texto: Mário Rui Santos com a ajuda de Magda Soares, Terapeuta da Massagem do Bebé

Instagram | @inspira.magdasoares

Site | www.magdasoares.pt

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 0