Saúde e Bem-Estar

Depressão: Como livrar-se dela com estes 10 alimentos

18 Outubro, 2020

A COVID-19 mandou-nos mais tempo para casa.Tristeza, depressão e stress são alguns dos males que os alimentos podem ajudar a atenuar.

Se para uns ficar em casa é um sonho tornado real, para outros, este pode ser o início de um grande pesadelo. É certo que a nossa vida se alterou por completo e a incerteza do que aí vem começou a ser uma constante. Ficar em casa é o que se deve fazer para evitar a propagação do novo coronavírus mas os desafios são muitos e o facto de estar horas a fio em casa pode levá-la até um mundo obscuro: a depressão.

Se muitos já sofriam deste mal, agora este sofrimento agudizou ainda mais os casos depressivos. O isolamento, a incerteza, o medo e a sensação da falta de controlo são a base deste problema e, numa altura como a que vivemos, o nosso sistema tende a reagir negativamente. O sentimento de tristeza pode prolongar-se mais tempo do que é habitual e tornar-se um problema crónico. Enfrentar e resolver este problema é o caminho. Mas como se sai de um estado depressivo? A resposta, essa, não é uma ciência exata mas há formas de a contornar. Cuidar mais de si e ir ao encontro daquilo que a faz sentir bem pode ser um caminho a adotar.

Curar sem medicamentos

A depressão é uma doença que apresenta uma variedade de sintomas como perda de interesse, baixa autoestima, apatia, alterações de humor e tristeza persistente, distúrbios de sono e do apetite, entre outros. E neste último ponto que se deve focar. Pode parecer que comida e depressão não têm nada a ver mas na verdade existe uma ligação direta que pode atenuar estes sintomas. Há quem diga que nós somos aquilo que pensamos e aquilo que comemos. E, embora não seja por si só suficiente para tratar este transtorno, uma alimentação saudável e equilibrada proporciona uma série de benefícios para contornar os estados depressivos.

São várias as ferramentas ao nosso alcance que nos permitem atuar na primeira linha do cuidar de nós próprios e dos nossos filhos, agindo em consciência e responsabilizando-nos pela nossa saúde mental e bem-estar e pela forma como cada um de nós quer, pretende e escolhe viver

Há alimentos que devemos evitar e outros, que são excelentes aliados à saúde. A maioria são frutos e vegetais mas há outros a considerar. A melhor parte é que todos eles são saborosos, versáteis e saciantes.

Mel

A glicose que se encontra no mel, quando é ingerida, manda o cérebro parar de produzir orexina, um químico responsável pelo nosso estado de excitação, atenção e apetite. Mas não exagere. Basta comer apenas duas colher de chá de mel por dia.

Aveia e centeio

São ricos em fibra solúvel, que reduz o risco de doenças cardíacas, para além de retardar a libertação do açúcar no sangue. São também ricos em proteína, que fornece energia e promove o fortalecimento muscular. Três colheres de sopa por dia é suficiente.

Frutas

Melancia, abacate, mamão, banana e limão. Estes frutos são ricos em fibras, auxiliam no alívio de problemas intestinais, garantem o bom sistema nervoso e têm também o poder de dar grandes quantidades de energia. O consumo de três a cinco porções por dia é o recomendado.

Hortaliças verdes

As hortaliças como espinafres, brócolos e alfaces previnem eficazmente os transtornos mentais, incluindo a depressão e a ansiedade. São alimentos ricos em folato, uma vitamina importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso. Mas atenção, não deite os talos fora. Existem diversas substâncias nos talos e nas folhas que atuam como calmantes naturais.

Leite e iogurte desnatado

Para além de serem excelentes fontes de cálcio, eliminam a tensão e combatem a depressão. Isto porque reduzem e controlam não só o nervosismo como também a irritabilidade. O indicado são duas a três porções por dia.
Nota: Não é recomendado para pessoas com estômago sensível.

Laranja

É rica em vitamina C e garante o bom funcionamento do sistema nervoso. Reduz risco de AVC, diminui o colesterol, melhora a memória, protege o coração, afasta as doenças respiratórias e ainda eleva os níveis de energia. Deve consumir pelo menos 1 laranja crua por dia ou 150 ml do seu sumo.

Castanha-do-Pará

Esta semente do grupo das nozes traz uma série de benefícios à saúde. Uma unidade contém nada menos do que 200 a 400 microgramas de selênio, uma substância extremamente promissora na prevenção de doenças cardiovascular. Embora seja pequenina, a Castanha-do- Pará ajuda a combater o envelhecimento das células. Consuma uma unidade.

Carboidratos complexos

A batata-doce, a lentilha, o feijão, o pão integral e o arroz integral são dos alimentos mais ricos em betacaroteno. Trata-se de um hidrato de carbono complexo, mas de baixo índice glicémico, o que significa que sua absorção é mais lenta, libertando glicose na corrente sanguínea.

Peixe e frutos do mar

Os alimentos que possuem maior quantidade de ômega 3, são indicados para o tratamento e combate à depressão. Estudos indicam que os consumidores desta gordura apresentaram menor risco de sofrer este transtorno.

Soja

Dá energia e possui propriedades que combatem a ansiedade e o nervosismo. O grão permite ainda equilibrar os níveis de o colesterol.

Texto: Márcia Alves

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0