Saúde e Bem-Estar

Emagreça sem fazer dietas com 8 chaves de sucesso. Pronta?

9 Novembro, 2020

Para conseguir emagrecer sem fazer dietas muito restritivas e ter sucesso, apenas tem de ter em conta alguns fatores. Tome nota.

Sim, é possível optar muitas dietas e poder continuar a comer tudo o que gosta. Basta seguir algumas regras, diminuir ligeiramente as quantidades ingeridas e alterar certos hábitos do seu dia-a-dia.

Atenção às dietas: Respeite o relógio biológico

Saber o que comer e, sobretudo, quando comer pode favorecer o emagrecimento. Respeite religiosamente os períodos de refeição e os de atividade. Os especialistas chamam a esse planeamento crononutrição.
– Na hora seguinte ao despertar deverá comer um pequeno-almoço bem consistente com nível considerável de lípidos (gordura);
– Quatro horas após acordar privilegie as proteínas;
• Cinco horas após o despertar, faça um pequeno lanche com algum açúcar, proveniente sobretudo da fruta;
• O jantar deve ser ligeiro.

MATE AQUELE “RATINHO”
É o inimigo número um de quem tem peso a mais. Aquele “ratinho” que costuma aparecer a meio da manhã ou da tarde não é mais do que o cérebro a pedir açúcar. Sempre que cede à tentação está a aumentar bastante a quantidade de calorias ingeridas. Se realmente não consegue resistir, prepare um chá sem acrescentar açúcar ou coma um iogurte natural.

ENCONTRE SUBSTITUTOS
Procure encontrar substitutos do ponto de vista dietético e calórico. Assim, é preferível comer frango, a bife, uma ou duas fatias de piza a um prato de massa à carbonara com muito molho, pão de cereais em vez de pão branco, arroz em vez de batatas fritas.

COMA COM TEMPO
Obrigue-se a ter tempo para comer. Evite a todo o custo engolir os alimentos à pressa. Não se esqueça que o estômago demora cerca de 20 minutos a transmitir ao cérebro que está saciado. O mais certo é comer bem mais do que precisa. Mastigue lentamente e saboreei os alimentos. Esta dica também vai facilitar a digestão.

Durma bem
Todos os estudos referem que a falta de sono afeta negativamente o peso. Para compensar o cansaço, o organismo produz mais hormonas de apetite para nos obrigar a comer e, assim, aumentar os níveis energéticos. Se procura voltar à linha, durma bem e pelo menos sete horas por noite.

CONTROLE AS EMOÇÕES
O stress, a tristeza, a raiva e a ansiedade levam-nos a comer mais e de forma descontrolada. Se quer emagrecer terá de aprender a controlar as emoções. Faça meditação. Aprenda a descontrair e não valorize o mal, mas cultive o bem.

PREFIRA COMIDA CASEIRA
Se come com frequência fora de casa, o mais certo é acabar por ganhar peso. Restaurantes, refeitórios e cantinas privilegiam a quantidade à qualidade dos alimentos e abusam do sal, da gordura e dos molhos para dar sabor. Se quer perder peso, prepare a sua própria refeição em casa. Mas atenção, os pratos congelados e industriais não contam.

MEXA-SE MAIS!
Este ponto é inevitável. É impossível perder peso sem fazer dieta se também não fizer algum exercício físico. Terá de arranjar tempo para fazer, pelo menos, 30 minutos de atividade diária. Natação, bicicleta, caminhada, running, qualquer desporto serve desde que lhe dê prazer e permita queimar algumas calorias.

Leia mais
Dietas detox! Conheça os principais riscos deste tipo de dieta

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 1