Saúde e Bem-Estar

Enxaquecas: Mulheres sofrem 3 a 5 vezes mais do que os homens

6 Março, 2022

As enxaquecas são uma doença neurológica crónica, que pode ser incapacitante, e que afetam mais o sexo feminino. Tenha atenção as alimentos.

As mulheres têm 3 a 5 vezes mais enxaquecas do que os homens. Os investigadores suspeitam que os níveis hormonais flutuantes desempenham um papel importante no aparecimento destas dores de cabeça fortes nas mulheres.

A enxaqueca é uma doença neurológica crónica que se caracteriza por episódios de dor moderada a forte, pulsátil ou latejante e, por norma, começa de um só lado da cabeça. É frequente ser acompanhada de náuseas e/ou vómitos, intolerância à luz, ao ruído e aos cheiros e intensifica-se com o esforço físico/movimento, o que a torna altamente incapacitante. Segundo dados da Sociedade Americana de Dor de Cabeça, as crises agudas de enxaqueca são três a cinco vezes mais comuns nas mulheres, em relação aos homens.

As crises de enxaqueca no seio feminino podem ser originadas devido às alterações hormonais, como a queda abrupta nos níveis de estrogénio, podendo apresentar-se como enxaqueca menstrual (sintomas de forte dor de cabeça, aumento da retenção de líquido, irritabilidade, cólicas e dor na mama) e enxaqueca na gravidez (por ser um período de grandes alterações hormonais, a gravidez também pode desencadear crises de enxaqueca mais frequentes, principalmente durante o primeiro trimestre).

Previna as crises das enxaquecas com o que come

É importante que mantenha uma dieta equilibrada e  aposte nos alimentos certos para prevenir as enxaquecas.

A alimentação tem um papel muito importante no controlo das crises de enxaqueca, tanto através da restrição de alguns alimentos como da inclusão de outros.

Invista nestes alimentos
– Peixes ▸ Salmão, atum e bacalhau, sardinha e cavala são fontes de ómega 3, substância que ajuda o organismo a lutar contra inflamações.

– Folhas verdes ▸ A alface e o espinafre são ricos em magnésio, que dão uma ação relaxante e favorecem a atividade cerebral.

– Castanha-do-pará e amêndoa ▸ Estas oferecem selénio, o que contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso central.

– Gengibre ▸ Pode ser consumido em forma de chá. Possui uma ação analgésica que alivia as crises de enxaqueca.

– Ovo, cenoura, maçã, kiwi ▸ São exemplos de alimentos com altos índices de vitamina B, que ajudam na prevenção das dores.

– Sementes de linhaça ▸ Ajudam a prevenir as enxaquecas graças aos seus níveis de ómega 3.

– Avelã, amendoim, alcachofra ▸ São importantes para quem sofre de enxaquecas porque têm uma boa fonte de magnésio.

– Feijão, lentilhas e grão-de-bico ▸ Ajudam na prevenção desta dor por serem ricos em vitaminas do complexo B.

A evitar
– Adoçantes artificiais;
– Produtos com cafeína;
– Bebidas alcoólicas;
– Chocolate;
– Carnes processadas;
– Queijos amarelos;
– Frutas cítricas;
– Temperos industrializados.

Leia mais
Mudanças de tempo podem provocar dores de cabeça?

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 0