Saúde e Bem-Estar

Especialistas revelam os 8 alimentos que deve comer todos os dias!

2 Junho, 2020

Estes alimentos deveriam fazer parte da nossa dieta diariamente. São ricos em nutrientes essenciais, previnem doenças e fornecem energia!

Se há alimentos que devemos evitar, há outros que deveriam fazer parte da nossa dieta sempre e diariamente.

Ricos em nutrientes essenciais, ajudam-nos a manter o nosso sistema imunitário forte, previnem várias doenças e fornecem-nos energia.

A maioria são frutos e vegetais mas há outros a considerar. A melhor parte é que todos eles são saborosos, versáteis e saciantes. Por isso, podem ser também um ótimo aliado na perda de peso.

1. Iogurte

Contém probióticos que reforçam as bactérias benéficas do nosso organismo, impulsiona o nosso sistema imunitário e protege-nos contra o cancro. Nem todos os iogurtes são probióticos, por isso, deve certificar-se de que o rótulo diz «culturas vivas e ativas».

Outras alternativas

Iogurte Kefir e iogurte de soja.

2. Tomate
Está repleto de licopeno, um poderoso antioxidante que para além de retardar o envelhecimento, também previne o cancro . Estudos citados pela American Cancer Society mostram que uma dieta rica em licopeno pode diminuir o risco de vários tipos de cancro, nomeadamente da bexiga, pulmão, próstata, pele e estômago. O licopeno reduz ainda o risco de doença arterial coronariana.

Outras alternativas

Melancia, papaia e goiaba.

3. Cenoura

É extremamente rica em carotenóides – um composto que está presente em todos os vegetais de cor laranja ou amarela e que também está associado à redução de vários tipos de cancro. Este nutriente tem também uma ação na redução do risco de condições inflamatórias como a asma e a artrite reumatóide. Para além disso, face aos outros vegetais de tonalidade laranja, as cenouras têm a vantagem de serem baixas em calorias e muito fáceis de preparar.

Outras alternativas

Batata-doce, abóbora, pimentão amarelo e manga.

4. Mirtilos

Estão carregados de antioxidantes que podem ajudar a prevenir várias doenças como o cancro, a diabetes e alterações de memória relacionadas com a idade. Vários estudos publicados pelo jornal científico Journal of Nutrition provam que a sua composição rica em fibras e vitaminas A e C também melhora a saúde cardiovascular.

Outras alternativas

Uvas (roxas), ameixas e morangos.

5. Espinafres

É uma fonte rica em ómega-3 e folato que ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, derrames e osteoporose. No caso dos homens, o folato tem o benefício extra de aumentar o fluxo sanguíneo, ajudando a prevenir problemas sexuais relacionados à idade. É também rico em luteína que combate a degeneração macular, uma doença degenerativa da retina que provoca uma perda progressiva da visão.

Outras alternativas

Couve kale, couve bok choy ou alface romana.

6. Feijão preto

Todo o tipo de feijões são boas opções para manter o nosso coração saudável. Contudo, o feijão preto tem o poder extra de melhorar a função cerebral. Este benefício advém da sua composição rica em antocianinas. Têm ainda a vantagens de serem baixos em calorias e livres de gordura saturada.

Outras alternativas

Ervilhas, lentilhas e favas.

7. Nozes

Muito ricas em ómega 3, são mais saudáveis para o coração do que o salmão e contêm metade da quantidade de proteína fornecida pelo frango, essencial para o fortalecimento muscular. Incluem também polifenóis antiinflamatórios, mais do que o vinho tinto. Cerca de sete nozes é a quantidade ideal para um snack saudável, sobretudo de recuperação pós-treino.

Outras alternativas

Amêndoas, pistáchios, nozes Macadâmia ou avelãs.

8. Aveia

São muito ricas em fibra solúvel que reduz o risco de doenças cardíacas, para além de retardar a libertação do açúcar no sangue. É também muito rica em proteína – metade de uma xícara contém 10 gramas de proteína – que fornece energia e promove o fortalecimento muscular.

Outras alternativas

Quinoa, linhaça e arroz selvagem.

Veja também: 10 passos para um coração saudável: Evite doenças cardiovasculares
Texto: Sofia Santos Cardoso | Fotos: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0