Saúde e Bem-Estar

Frutos da época: Saiba quais os mais benéficos para a sua saúde

8 Maio, 2022

Os frutos comprados e consumidos na altura em que são colhidos, apresentam muitas vantagens para a saúde e para a carteira. Confira.

Não faz muito tempo que a espera pela primavera e pelo verão parecia eterna, não só para aproveitar o bom tempo das estações, como também pelos frutos deliciosos que estas épocas reservam. Apesar disso, com o avanço das tecnologias, hoje esta espera é (quase) uma nostalgia. Segundo a nutricionista Renata Miguéis, facilmente encontramos quase todo o tipo de frutos durante todo o ano, mesmo fora de época.

Apesar de ser um ponto positivo, por contribuir para a variedade alimentar, o consumo de alimentos da época continua a ser uma recomendação dos profissionais de saúde. Aliás, não faltam motivos para isso:
♦ Os frutos, quando são consumidos dentro da sua época normal de produção, contêm mais nutrientes;
♦ A fruta da estação é, por norma, mais económica porque está a ser produzida em maior escala e quando a oferta é grande os valores tendem a diminuir;
♦ Consumir frutos da época também é sinónimo de contribuir para a preservação do meio ambiente porque evita importações e grandes viagens do campo à mesa;

O certo é que comer fruta diariamente contribui para um consumo adequado de fibras, vitaminas e minerais, ajuda o bom funcionamento dos intestinos e deve fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Apesar destes factos, existem algumas dúvidas frequentes, como “qual é a quantidade ideal que deve ser consumida” ou “se todos os frutos são a mesma coisa”, ou seja, se são equivalentes em termos nutricionais.

Frutos da época com baixo teor calórico

Respondendo à primeira questão frequentemente colocada em consultório, a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 400 g de hortofrutícolas por dia, o que se traduz em aproximadamente 5 porções diárias, como 3 peças de fruta e 2 porções de legumes e verduras, uma ao almoço e outra ao jantar, por exemplo. Sobre a segunda questão, não. Os frutos não são todos iguais. Existem variadas características, quer em termos de nutrientes, quer em termos calóricos.

Especificando, agora, os frutos da primavera, estes têm algumas vantagens além das citadas acima, em particular para quem está a tentar fazer as pazes com a balança e perder algum peso antes do verão. Além de nutritivos, estes frutos possuem muita água e baixo teor calórico, o que contribui para aliviar o calor, ajudar na hidratação e, ainda, auxiliar o processo de emagrecimento, desde que faça parte de uma rotina saudável, com alimentação equilibrada, sono adequado e atividade física regular.

“Baixo valor calórico” significa possuir menos do que 40 kcal por 100 g de alimento, neste caso, de fruta. Nas primaveris estão dentro desta classificação o melão, a meloa, o morango e os frutos vermelhos, por exemplo. Por isso, não lhe faltam motivos para desfrutar do melhor da estação com consciência ambiental e económica e sempre sem descuidar o que há de mais precioso na vida: a sua saúde!

Meses saudáveis

Para facilitar as boas escolhas, conheça abaixo alguns frutos e os seus benefícios, que podem fazer parte da rotina durante os próximos meses e ajudar a colorir o seu prato.

Cereja: Ajuda na melhoria da qualidade do sono e tem propriedades anti-inflamatórias.

Alperce: Combate a inflamação da mucosa intestinal e combate as doenças oculares.

Nectarina: Fortalece o sistema imunológico e tem ação antioxidante.

Meloa: Indicado para doenças renais, excesso de ácido úrico e reumatismo, por ser bastante diurético.

Limão: Previne a prisão de ventre e as pedras nos rins.

Framboesa, mirtilo e amora: Previnem doenças inflamatórias, cardiovasculares e vários tipos de cancro.

Maracujá: Ajuda a reduzir os níveis de colesterol e favorece os níveis equilibrados da pressão arterial.

Figos: Mantém a pele jovem e combate a diabetes.

Pêssego: Protege contra a anemia e reduz inflamações.

Melão: Melhora o trânsito intestinal e ajuda no controlo da pressão arterial.

Leia mais
15 alimentos ‘milagrosos’ que vão tornar o seu cabelo mais forte e saudável

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0