Saúde e Bem-Estar

O que não deve ter no quarto do bebé. Tome atenção aos riscos

9 Outubro, 2022

Bebé

Alguns elementos são mesmo proibidos no quarto do bebé, como demasiados cobertores e fronhas tipo saco, correndo o risco de sufocar

Decorar o quarto dos mais novos da casa, nomeadamente do bebé, requer criatividade e muita atenção aos cuidados de conforto e segurança. Alguns elementos são mesmo proibidos, como demasiados cobertores e fronhas tipo saco, correndo o risco de sufocar; as fichas e tomadas não devem estar à vista (há vários protetores disponíveis no mercado); os móveis devem estar fixos ou ter um bom suporte, para não tombarem, e a cama não deve ter grades com espaçamento superior a 6 cm. Evite brinquedos muito pequenos.

Como explicar a guerra às crianças. A Dra. Bárbara Ramos Dias dá alguns conselhos aos pais

guerra rebentou e com ela as cabecinhas dos nossos pequeninos. Começam as dúvidas, os medos, as insónias e a agressividade sem se perceber porquê. Após estes dois anos de medo e terror associado à COVID, vem outro vírus ainda pior – o vírus da maldade, o vírus da guerra.

E como é que nós, pais, podemos explicar isto aos nossos pequenotes? De forma clara, mas sem pormenores excessivos, com muito amor no coração, adaptado à maturidade de cada criança, mais até do que pensando na idade. E principalmente escutar todas as suas dúvidas, procurando responder com a veracidade que o assunto merece.

Na minha opinião, não devemos deixá-los ver constantemente as notícias. Isso vai prejudicá-los até no seu funcionamento e equilíbrio diário, ao nível da atenção, ansiedade e até na gestão emocional. Até a nós, adultos, nos faz sentir angustiados, quanto mais aos miúdos. Além disso, ao contrário do que os adultos pensam, as crianças apercebem-se de tudo. Como muitos pais me dizem, os miúdos têm sempre o “radar” ligado. E ainda bem!

Leia ainda:

Berço da filha de Catarina Gouveia custa 390 euros e é feito à mão

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0