Saúde e Bem-Estar

Papel higiénico pode causar problemas de saúde. Saiba quais

4 Maio, 2020

É verdade que pode estar a fazer tudo certo e a limpar-se correctamente, mas não custa certificar-se! Conhece todos os problemas causados por uma limpeza inadequada nas idas à casa de banho

Os especialistas avisam: usar papel higiénico não é o suficiente para estarmos bem limpos depois de ir à casa de banho e pode causar problemas de saúde. Fissuras anaishemorróidas e infeções urinárias são alguns dos problemas de saúde incómodos que pode vir a ter se estiver a contar com apenas o papel higiénico para um trabalho de limpeza bem feito.

Porém, há mais! E principalmente para as mulheres. Quantas vezes já sentiu a vagina inchada e dorida? Além de uma doença ou da prática intensiva de sexo, o papel higiénico pode ser a causa do problema.

«O papel higiénico pode irritar a vulva e a vagina, especialmente se tiver pele sensível», confirma o médico ginecologista Pari Ghodsi, citado pelo site Glamour.

É verdade que pode estar a fazer tudo certo e a limpar-se correctamente, mas não custa certificar-se! Conhece todos os problemas causados por uma limpeza inadequada nas idas à casa de banho?

Pequenos cortes

Limpar muito ou com um papel higiénico duro pode criar pequenos cortes na vulva. «O tecido nessa área é muito delicado, então devemos ter a certeza de que não estamos a limpar com papel muito áspero», diz Jessica Shepherd, professora assistente de obstetrícia clínica em Chicago, nos Estados Unidos da América, ao mesmo site. Esses micro cortes podem causar irritação, inchaço e até mesmo uma infecção, se não forem tratados adequadamente, assegura Michael Ingber, urologista. É por isso que os especialistas recomendam que, sempre que possível, lave com água corrente em vez de simplesmente limpar com papel.

Leia ainda: O tipo de sangue afeta, sim, a saúde!
Texto: Redação WIN – Conteúdos Online

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top