Saúde e Bem-Estar

Romã: As maravilhas deste fruto que traz benefícios à saúde, previne cancro e ajuda na dieta

18 Novembro, 2020

A romã é um dos frutos mais bonitos e um dos mais ricos para a nossa saúde. E, ainda ajuda na dieta. Saiba tudo com a especialista Eduarda Alves.

A romã é um fruto tipicamente de outono. Esta preciosa fruta, segundo a nutricionista Eduarda Alves, ” é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, fibras, ácido elágico, ácido fólico, beta caroteno, zinco, selénio, magnésio, fósforo, antocianinas e punicalaginas sendo uma excelente fonte de antioxidantes”.

A romã tem inúmeros benefícios para a nossa saúde, para além de ser um dos frutos mais bonitos que pode ter à mesa. Os bagos vermelhos desta fruta são um poderoso aliado na nossa dieta. Segundo a nutricionista e dietista Eduarda Alves este é um fruto que também pode ser consumido em forma de sumo, sem perder as suas qualidades nutricionais.

Benefícios da romã segundo Eduarda Alves:

• Pode ser um precioso aliado na prevenção das doenças cardiovasculares, de vários tipos de cancro (principalmente mama, próstata e cólon), de doenças inflamatórias e do envelhecimento precoce.

• O seu consumo regular pode ajudar a controlar a tensão arterial alta.

• Em alguns estudos científicos, verificou-se que o consumo de romã, pode ajudar a reduzir o desenvolvimento do cancro da próstata.

• Para retirar de forma mais fácil as sementes da romã, basta cortá-la ao meio e bater-lhe de lado com uma colher de pau. Poderá guardá-las de imediato em saquinhos de congelação, congelá-las e utilizá-las posteriormente para preparar sumo. Quando fizer o sumo, deverá bebe-lo de imediato para que não perca as suas propriedades nutricionais.

• As romãs podem conservar-se no frigorífico durante cerca de 2 meses.

• O seu sumo possui uma acção bactericida e anti-viral, ajudando a combater as infecções. Para além disso é riquíssimo em antioxidantes, ajudando a minimizar as consequências das doenças crónicas e a reduzir o risco de cancro.

• O sumo de romã é benéfico para quem sofre de colites e doença de crohn, ajudando a reduzir a inflamação da mucosa intestinal.

• É uma fruta pouco calórica, fornecendo cerca de 50 calorias por 100 g, podendo ser perfeitamente incluída nos planos alimentares de emagrecimento.

• Esta fruta surge nos meses de Inverno, ajudando-nos a reforçar o nosso sistema imunitário e a prevenirmo-nos das gripes e constipações.

Aproveite as propriedades nutricionais e funcionais da romã, beneficiando a sua saúde. E é tão saborosa!

Cumprimentos vitaminados,
Eduarda Alves.
Dietista – Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas

Para mais informações sobre nutrição veja eduardaalves.pt

Texto: Ana Lúcia Sousa

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top