Saúde e Bem-Estar

Sabe com que frequência deve mudar os lençóis da cama? São fonte de bactérias

28 Março, 2020

Muitas pessoas desconhecem este facto, mas a nossa cama pode ser uma das causas das nossas doenças. Sabe porquê? Não? Ora leia...

Já se questionou sobre qual foi a última vez que mudou os seus lençóis? Se é daquele tipo de pessoas que costuma adiar esta tarefa doméstica, saiba que está errada. É que a sua boa saúde pode depender dela.
Vai saber-lhe bem chegar a casa e deitar-se numa cama limpa, depois de um dia interminável de trabalho.

Para que possa desfrutar destes momentos é necessário que tenha atenção à sua roupa de cama e cuide dela.  Trocá-la com frequência é fundamental.


Mas agora a questão que fica no ar é: de quanto em quanto tempo devemos nós mudar os lençóis? Não existe de facto um período de tempo certo.

Na realidade, cada pessoa tem a sua rotina de limpeza muito própria e algumas mudam os lençóis por exemplo de 15, em 15 dias, mas, os especialistas defendem que o ideal é fazer essa troca de roupa de cama, pelo menos uma vez por semana, ainda que o ideal seja duas vezes por semana.

Leia ainda: «Perceba a léguas» se ele é bom na cama. Até na forma de comer se percebe

Lençóis são Ninhos de ácaros e bactérias

Caso ainda não saiba, fique atenta, porque o seu “vale dos lençóis”, de que gosta tanto, é também um verdadeiro lar para um grande número de ácaros, bactérias, sebo, pele morta, pelos, bolor, suor, bactérias fecais e até a bactéria staphylococcus aureus, que pode causar infeções urinárias e pneumonias.

Todos estes inimigos geram, sem dúvida, maus cheiros e acabam por representar um perigo para a sua saúde e para aqueles que partilham cama consigo.

Por isso já pensou bem no perigo que correm os seus filhos naqueles sábados de manhã em que ficam todos na ronha? É que toda esta situação provoca reações alérgica, ou piora já situações existentes de asma ou rinite.

Quando começar a trocar com mais frequência a roupa da sua cama irá ver que as suas horas de descanso serão melhores e a sua saúde vai sair beneficiada.

Mais dicas a reter

Apesar de ser o primeiro e grande passo, mudar só os lençóis não chega para proteger a sua saúde.

É ainda necessário que areje o seu quarto todos os dias, abrindo as janelas para o ar fresco entrar, os lençóis devem ser lavados a mais de 60º graus e deve, ainda usar, um detergente antibacteriano.

Depois de lavados, os lençóis devem ser estendidos, sempre que possível ao sol. Também as almofadas e pijama deve ser mudado com a mesma frequência e lavados a altas temperaturas.

Texto: Ana Lúcia Sousa

 

Leia a Maria sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 2 | 2