Saúde e Bem-Estar

Saiba tudo sobre a limpeza da pele

26 Dezembro, 2019

Numa colaboração com a especialista Paula Lage vamos responder às questões fundamentais para realizar uma rotina de beleza ao longo do próximo ano. Começamos pela limpeza da pele.

Uma pele limpa de forma correta é o primeiro passo para cuidar bem do seu rosto, eliminando todas impurezas e permitindo manter a hidratação, nutrição e proteção diária. Com alguns gestos simples mas eficazes estará a contribuir para uma melhor regeneração e a adiar os sinais do envelhecimento cutâneo. A especialista explica a importância do processo de limpeza diária, mesmo para quem não usa maquilhagem e quais os cosméticos adequados.

Qual a importância da limpeza da pele?

As nossas células trabalham diariamente para manter todo o nosso corpo a funcionar de forma equilibrada e as células especificas do tecido epitelial não são exceção. Como resultado desse trabalho (metabolismo), acumulam-se na superfície da pele, além de vestígios de maquilhagem e poluição, os restos do trabalho celular. O acumular desses resíduos resulta numa camada que impede a respiração e as trocas metabólicas entre a pele e o exterior, além de que também impede a penetração dos princípios ativos dos produtos que aplicamos. A limpeza correta da pele remove totalmente quaisquer partículas que impeçam o correto funcionamento celular e as suas trocas metabólicas constantes, mantendo o equilíbrio necessário da sua camada de proteção natural.

Porque devo limpá-la de dia e à noite?

Alguns processos de regeneração celular dão-se durante o sono e, por isso, de manhã temos bastantes resíduos metabólicos na superfície da pele. No final do dia, além destes resíduos, teremos também e em grande quantidade, resíduos resultantes da poluição e de maquilhagem.

Posso usar o desmaquilhante da minha amiga?

Se depois de um cuidado diagnóstico, lhe for indicado, pode. De outra forma não é aconselhado. Todas as peles são distintas e por isso mesmo, existem várias possibilidades de desmaquilhagem, tendo em conta o tipo e estado da sua pele.

Quais as vantagens de limpar a pele?

Uma pele limpa e cuidada garante a manutenção de um nível ótimo de hidratação, nutrição e proteção que são os principais fatores para adiar o envelhecimento cutâneo e todas as características inerentes a ele como manchas, flacidez e rugas, entre outros.

De manhã, como devo limpar a pele?

Como não temos maquilhagem para retirar, poderemos tirar partido de um produto “lavante” mais prático na utilização e também extremamente revitalizante. Uma suave esfoliação pode ser levada a cabo com a utilização de um produto exfoliante suave de uso diário.

Com que frequência o devo fazer?

A pele deve ser limpa duas vezes por dia. Os produtos a utilizar terão necessariamente a ver com o estado e tipo de pele. Devemos conhecer, através do diagnóstico o tipo de atividade diária da pessoa, para melhor adequar o respetivo produto.

Os produtos de limpeza com ingredientes naturais são sempre melhores?

O nosso corpo é constituído genericamente por vitaminas, aminoácidos, minerais. Neste sentido o ideal é utilizar produtos que respeitem a  nossa natureza celular para conseguimos alimentar e equilibrar o nosso corpo, estimulando-o de forma natural.

A forma correta

Existem duas formas para conseguir uma limpeza eficaz da pele:

1- Use as mãos molhadas e insista com a ponta dos dedos para espalhar bem o produto na pele, sempre em movimentos circulares.

2- Nas peles mais maduras use discos de algodão, sempre húmidos, e espalhe o produto em movimentos ascendentes, do centro para fora.

 

Foto: Istock e – AFDerma(BandB)
Por: Paula Lage, “Esteticista/cosmetologista; Formadora no I.E.F.P. Maquilhadora profissional, Sócia-gerente atelier Paula Lage”

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top