Saúde e Bem-Estar

Não sabe o que fazer nos dias de maior stress? Eis 10 dicas úteis!

8 Novembro, 2018

Nem todos os dias são fáceis e há semanas em que apetece mandar tudo e todos à fava. Se está num daqueles dias terríveis, eis 10 dicas úteis para reduzir o stress.

O stress afeta-nos não só psicologicamente como pode ter consequências nefastas para a nossa saúde. Há dias em que o nervosismo causado pelos problemas de trabalho, familiares ou emocionais podem levar-nos a estado de agitação que nem sempre conseguimos controlar.

Veja também: O significado dos sonhos

Existem formas eficazes de controlar o stress. Eis 10 que lhe podem ser úteis.

1 – Ouvir música

Se está a sentir-se assoberbado por uma situação stressante, tente fazer uma pausa e ouvir música relaxante. Ouvir música calma tem um efeito positivo no cérebro e no corpo. Baixa a pressão arterial e reduz os níveis de cortisol, a hormona associada ao stress.

Eis uma hora de música relaxante:

2 – Telefone a um amigo

Quando estiver agitado, ligue a um amigo e desabafe sobre os seus problemas. As boas relações com amigos e entes queridos são importantes para um estilo de vida saudável, especialmente quando estamos sob stress. Uma voz amiga, nem que seha por um minuto, pode colocar tudo em perspetiva.

3 – Fale consigo

Às vezes, falar com alguém não é a melhor solução ou nem sequer é opção. Se é o caso, fale calmamente consigo mesmo. Não se preocupe se parecer um pouco doido. Explique a si mesmo porque é que está stressado, o que tem de fazer para terminar o trabalho que tem em mãos e, mais importante do que tudo, que vai ficar tudo bem.

4 – Coma bem

Os níveis de stress e uma alimentação correta estão directamente relacionados. Quando nos sentimos assoberbados, esquecemo-nos de comer bem e recorremos muitas vezes a alimentos ricos em açúcar, gordura ou a fast food. Evite este tipo de alimentos e planeie as suas refeições. Fruta e vegetais são sempre bons e peixes com níveis elevados de ácidos gordos ajudam a reduzir os sintomas de stress. Uma sanduíche de atum, por exemplo, é verdadeira comidinha para o cérebro.

5 – Ria-se

Rir liberta endorfinas que ajudam a melhorar a disposição e a baixar os níveis de cortisol e adrenalina. O riso engana o sistema nervoso, fazendo-o acreditar que está feliz. Uma sugestão: veja sketches dos Monty Python, do Saturday Night Live ou, em bom português, do Tal Canal ou dos Gato Fedorento.

6 – Beba chá

Uma dose de cafeína causa um pico curto de energia na corrente sanguínea. Em vez de café ou bebidas energéticas, beba chá verde. Tem menos cafeína do que o café e contém antioxidantes bem como teanina, um aminoácido que provoca um efeito calmante no sistema nervoso.

7 – Seja ‘mindful’

Mudar de estilo de vida tem efeitos positivos a longo prazo. O conceito de mindfulness é uma das muitas abordagens à saúde mental e tornou-se popular na psicoterapia moderna. Ioga, tai chi, meditação e Pilayes são atividades que incorporam exercícios físicos e mentais que ajudam a prevenir o stress. Experimente uma aula.

8 – Faça exercício

Uma caminhada ao ar livre ou simples alongamentos durante uma pausa no trabalho proporcionam alívio imediato em situações de maior stress. Fazer com que a corrente sanguínea acelere promove a libertação de endorfinas e, assim, uma melhor disposição.

9 – Durma mais (e melhor)

Estar stressado tem efeitos nefastos no sono, bem como dormir pouco pode aumentar os níveis de stress. Este ciclo vicioso só piora com o passar do tempo. Certifique-se de que dorme oito horas por dia. Desligue a TV, diminua a iluminação, relaxe antes de ir para a cama.

10 – Respire devagar

«Respirar fundo» pode ser um cliché mas funciona. Um exercício simples: sente-se numa cadeira com os pés bem assentes no chão e as mãos no colo. Respire lentamente, concentrando-se nos pulmões à medida que eles se expandem no peito. Respirar profundamente oxigena o sangue, ajuda a recentrar o corpo e a equilibrar a mente.

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0